Claudio Macedo
29/03/2016
Por outro lado, essa ferramenta JCM tem sido impedida de obter uma difusão em uma escala ainda maior devido à complexidade das equações constitutivas dos modelos e à falta de procedimentos de aproximação efetivos [2].
Pesquisadores de instituições francesas deram agora uma contribuição muito forte para o avanço do método JCM. Eles mostraram que é possível escolher adequadamente os parâmetros e expressar jogos de campo médio como uma equação de Schrödinger da mecânica quântica [2]. Assim, a enorme experiência obtida pela física quântica, ao longo de quase um século, no desenvolvimento de ferramentas matemática para resolver a equação de Schrödinger, na descrição dos mais diversos sistemas quânticos, pode ser usada no estudo de JCM.
Como uma primeira aplicação para demonstrar o poder da abordagem quântica para JCM os autores modelaram a dinâmica populacional de peixes num rio. Consideraram parâmetros como posição física x, potencial U(x) que representa a qualidade intrínseca do local x (por exemplo, comida), distribuição do grupo de peixes m(x,t) em termos de local e tempo, interação mútua V[m(x)] devido ao incentivo para permanecer dentro do grupo (defesa contra predadores), além de outros. A solução da equação de Schrödinger não linear obtida foi que m(x,t) comporta-se como um sóliton [2],[3]. Isto é, o comportamento do grupo de peixes ao longo do rio é equivalente ao de um pacote de ondas (ou pulso) que mantém a sua forma enquanto se propaga a uma velocidade constante.
A nova abordagem para os jogos de campo médio é absolutamente instigante, enriquece a unidade da ciência e traz promessas de grandes novidades sobre problemas de natureza socioeconômica.
[1] Crédito da imagem: Christophe.Finot (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons.
[2] I Swiecicki et al. Schrödinger Approach to Mean Field Games. Physical Review Letters 116, 128701 (2016).
[3] Wikipedia. Soliton. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Soliton. Acesso: 28 de março (2016).
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Abordagem quântica para sistemas socioeconômicos. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/03/abordagem-quantica-para-sistemas-socioeconomicos/. Publicado em 29 de março (2016).