Claudio Macedo
01/03/2016

Ônibus movido a hidrogênio. [1]
Ônibus movido a hidrogênio. [1]
Hidrogênio é o combustível ideal. É uma fonte de energia rigorosamente limpa e renovável. A queima de hidrogênio (H2) com oxigênio (O2) produz apenas água (H2O):

2H2 + O2 → 2H2O.

O hidrogênio é muito simples de produzir por eletrólise, isto é, pode-se produzi-lo simplesmente usando corrente elétrica para separar a água em hidrogênio e oxigênio:

2H2O → 2H2 + O2.

O problema é que o uso de eletrólise é ineficiente, a energia gasta para obter o hidrogênio é equivalente à que pode ser gerada na queima do hidrogênio.

Um importante esforço de pesquisa atual é o desenvolvimento de processos que permitam obter eficientemente a separação da água por ação da luz solar e, assim, tornar economicamente viável o uso do combustível hidrogênio em grande escala.

Kalisman, Nakibli e Amirav [2], em artigo recente, comunicaram que conseguiram obter rendimento de 100% na produção de H2 usando apenas luz visível [3]. O processo utilizado fez uso de fotocatalisadores, no caso, bastões de 50 nanômetros de comprimento, que operam absorvendo fótons de uma fonte luminosa e, em seguida, liberam elétrons para ajudar a dividir a água em hidrogênio e oxigênio.

A questão remanente é a durabilidades dos fotocatalisadores utilizados. No processo, o meio que os envolve fica muito alcalino (pH > 7) e isso corrói os bastões após algum tempo de uso [3].

Agora, o empenho da pesquisa para a produção de combustível hidrogênio deve se dirigir para a durabilidade dos fotocatalisadores. Vamos aguardar! [4]

[1] Crédito da imagem: Emilks / Creative Commons (CC BY-SA 3.0). URL: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11846523.

[2] Instituição dos pesquisadores: Technion−Israel Institute of Technology (Israel).

[3] P. Kalisman et al. Perfect Photon-to-Hydrogen Conversion Efficiency. Nano Letters 16, 1776 (2016).

[4] Artigo relacionado: Imitando a fotossíntese para produzir combustível não poluente.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Obtendo eficiência plena na produção de combustível limpo e renovável. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/03/obtendo-eficiencia-plena-na-producao-de-combustivel-limpo-e-renovavel/. Publicado em 01 de março (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home