Claudio Macedo
08/03/2016

Baleias (Globicephala melas). [1]
Baleias (Globicephala melas). [1]
As vocalizações de animais podem fornecer informações valiosas para o entendimento do comportamento social das espécies. As informações transmitidas nos sons vocais incluem alertas para perigos, localização de fontes de alimentos, rituais de acasalamento e diversas outras informações de interesse social.

No caso de animais marinhos, o estudo das vocalizações é feito a partir de gravações que não conseguem obter informações específicas sobre os indivíduos que emitiram os sons e o contexto em que ocorreram as emissões. Além disso, os procedimentos de análise dos sons gravados normalmente se concentram em um subconjunto de características de sons selecionados que parecem relevantes para o observador humano, mas que podem ser irrelevantes para o sistema de processamento sensorial dos animais.

Uma equipe de pesquisadores noruegueses e alemães [2] desenvolveu uma metodologia alternativa que permite estudar especificidades de grupos de animais, analisando o conjunto de sons emitidos pelo grupo, sem distinguir os emissores individuais. A nova abordagem analisa computacionalmente conjuntos de coeficientes estatísticos calculados a partir dos sinais de vocalização gravados de um determinado grupo animal. A comparação das distribuições dos conjuntos de coeficientes revela as diferenças específicas do grupo [3].

O novo método foi aplicado, com sucesso, a grupos de baleias (Globicephala melas) do norte da Noruega. Os resultados mostraram que as diferenças de vocalizações dentro de cada grupo social desses animais são significativamente mais baixas do que as diferenças entre os grupos. Uma boa analogia do procedimento é imaginar que a partir da análise dos sotaques das pessoas, um computador automaticamente identifique a região de origem dessas pessoas.

O uso dessa abordagem inovadora poderá contribuir muito para o entendimento das relações sociais de animais que são difíceis de serem estudados visualmente, mas que são fáceis de serem ouvidos, como é o caso das baleias, e assim, ajudar nos esforços de preservação desses animais.

[1] Crédito da imagem: Bill Thompson/USFWS (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/usfwsnortheast/6892801246.

[2] Instituições dos pesquisadores: Ocean Sounds (Noruega), German Primate Center (Alemanha) e Max Planck Institute for Dynamics and Self-Organization (Alemanha).

[3] H Vester et al. Quantifying group specificity of animal vocalizations without specific sender information. Physical Review E 93, 022138 (2016).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Utilizando os sons das baleias. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/03/utilizando-os-sons-das-baleias/. Publicado em 08 de março (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home