Claudio Macedo
17/03/2016

Aedes aegypti. [1]
Aedes aegypti. [1]
Pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma vacina experimental que induz anticorpos contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Testes em voluntários mostraram eficiência de 100% na proteção contra a infecção de uma forma atenuada do vírus causador da dengue [2].

Nos testes, os pesquisadores aplicaram a vacina experimental em 21 voluntários e uma vacina placebo em outros 20 voluntários. Seis meses depois, eles injetaram, em todos os 41 voluntários, uma versão enfraquecida do vírus da dengue, que geralmente provoca sintomas semelhantes a uma leve infecção por dengue, como uma erupção cutânea. Nenhum dos voluntários efetivamente vacinados ficou doente ou mostrou o vírus em seu sangue. Em contraste, o vírus da dengue foi encontrado no sangue de todos os voluntários que receberam a vacina placebo, sendo que 80% deles também desenvolveram erupções cutâneas [2].

Embora a vacina experimental tenha induzido proteção completa contra o vírus atenuado, a verdadeira eficácia dela só poderá ser estabelecida através da realização de um ensaio amplo em áreas endêmicas. A fase de ensaio clínico em grande escala começou este ano no Brasil, com um objetivo de testar a vacina em 17 mil pessoas de diversas faixas etárias. A previsão é de se ter os resultados do ensaio clínico em 2018.

Os vírus da dengue são transmitidos pelo mosquito aedes aegypti, com estimativas de 390 milhões de infecções em mais de 120 países [2]. Certamente a dengue é um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo. Como o vírus da dengue é semelhante ao vírus da zika, inclusive é transmitido pelo mesmo mosquito, podemos imaginar que essa linha de pesquisa irá acelerar também o desenvolvimento de uma vacina contra a zika.

[1] Crédito da imagem: James Gathany (jentavery on Flickr) / Creative Commons.

[2] BD Kirkpatrick et al. The live attenuated dengue vaccine TV003 elicits complete protection against dengue in a human challenge model. Science Translational Medicine 8, 330ra36. DOI: 10.1126/scitranslmed.aaf1517. Published 16 March (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home