Leonardo Nogueira Matos
22/07/2016

Sequência infinita de expressões numéricas. [1]
Sequência infinita de expressões numéricas. [1]
Você já experimentou soletrar rapidamente o alfabeto de trás para frente? Ou cantar uma música em ordem aleatória? Não funciona, não é mesmo? É preciso cantar estrofe por estrofe em ordem ou soletrar letra por letra, também em ordem, para cumprir esses desafios eficientemente. Para um computador, no entanto, pouco importa a ordem como os dados estão armazenados. Se estão na memória, eles podem ser recuperados do mesmo jeito, com a mesma eficiência, tanto é que, estranhamente, é possível tocar uma música ou ouvir um áudio de trás para frente. Você fará um esforço intelectual vão e incontrolável para ligar os sons dos fonemas e entonações, que parecem familiar, mas que coletivamente não fazem nenhum sentido.

A perplexidade na constatação desse fato mostra como nós, seres humanos, e as máquinas tratam as sequências de formas diferentes. Para nós a sequência importa, e muito, ela é essencial para guardarmos e recuperarmos os dados em nossa memória. Para os computadores, até agora, nem tanto.

Essa realidade está mudando e os cientistas que estão tentando reproduzir o comportamento inteligente nos computadores desenvolveram memórias inspiradas na dos humanos.

Chama-se memória de curto e longo termo, do inglês, Long Short Term Memory (LSTM), um tipo de máquina especializada em reconhecer dados sequenciais. Esta “máquina”, que não é exatamente um objeto como um computador ou tablet, é na realidade um algoritmo capaz de memorizar, reproduzir, predizer e classificar sequências de diversos tamanhos. Trata-se de um modelo relativamente novo de programar os computadores a fazer uma tarefa que fazemos muito bem: reconhecer sequências.

A reboque, tarefas complicadas que até então pareciam insolúveis começaram a ser resolvidas. Uma delas é a tradução simultânea, isto é, a tradução em tempo real de um discurso proferido em um idioma para outro. O tradutor online do aplicativo skype, por exemplo, está disponível atualmente para 7 idiomas na linguagem falada e mais de 50 nas mensagens em modo texto. Embora não seja ainda uma realidade do quotidiano, deverá ser em alguns anos graças, em parte, a essas máquinas de aprendizado de dados sequenciais, como comentado em [2].

Soluções como essas, complexas e de muito impacto, são alicerçadas em ideias que, grosso modo, estão ao alcance do grande público. Ao que parece, nesse caso, o grande passo foi dado ao tratar a estrutura apropriada para modelar sistemas inteligentes: a sequência.

[1] Crédito da imagem: Pixabay / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/pay-numbers-infinity-digits-fill-937884/.

[2] I Sutskever et al. Sequence to sequence learning with neural networks. Advances in neural information processing systems (2014).

Como citar este artigo: Leonardo Nogueira Matos. Tradução simultânea, comandos de voz e outras sequências de inovações do século XXI. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/07/traducao-simultanea-comandos-de-voz-e-outras-sequencias-de-inovacoes-do-seculo-xxi/. Publicado em 22 de julho (2016).

Artigos de Leonardo Nogueira Matos     Home