CCS/CAPES
07/02/2019

Pesquisadores desenvolvem atividades no reservatório de Passaúna. [1]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) partiram esta semana em expedição à barragem de Passaúna, na região metropolitana de Curitiba. O objetivo é aplicar estratégias de gestão por monitoramento do reservatório que responde por 30% do abastecimento de água potável da cidade.

A pesquisa é resultado de uma parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e as universidades alemãs Koblenz Landau e Karlsruhe Institute of Technology, iniciada em 2010 com o Programa Novas Parcerias (NoPa), uma iniciativa que envolveu a CAPES, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).

Encerrado em 2018, o NoPa rendeu bons frutos e o trabalho, depois de reformulado, continuou. Para executar as atividades são necessários três barcos e diversos equipamentos de coleta. Alguns deles, como os medidores, foram adquiridos com verbas da parceria e doações. No percurso são coletados dados como turbidez da água, acúmulo de sedimentos e volume do reservatório.

Cristóvão Fernandes, coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da UFPR, ressalta a importância do trabalho: “O reservatório tem comportamentos potenciais diferentes ao longo do tempo. Manter a série histórica de coletas é fundamental para conhece-lo melhor, assim como ao seu ecossistema”.

[1] Crédito da imagem: Lucas Santos – CCS/CAPES.

Como citar esta notícia: CCS/CAPES. Monitoramento de Passaúna: os bons frutos de uma parceria de sucesso. Saense. http://www.saense.com.br/2019/02/monitoramento-de-passauna-os-bons-frutos-de-uma-parceria-de-sucesso/. Publicado em 07 de fevereiro (2019).

Notícias científicas da CCS/CAPES Home