UFSC
15/04/2019

[1]

Os livros “Na Boca” e “O Bate Bate dos Dentes”, idealizados pela psicóloga da UFSC Rosamaria Areal, tratam de hábitos que afetam a saúde de crianças como chupar dedo, roer unha, chupeta, bruxismo. Trabalhando na Clínica de Odontopediatria da UFSC, a psicóloga e as professoras de Odontopediatria Vera Lúcia Bosco e Michele Bolan, observaram crianças apegadas a estes hábitos, que com o passar do tempo e frequência ficam mais difíceis de abandonar e quando não interrompidos no tempo certo, causam importantes alterações nos dentes, na boca e no rosto. “Roer unhas e ranger os dentes são muito frequentes e podem trazer consequências prejudiciais para a cavidade bucal, além de perturbações do sono, dores de cabeça, entre outras”, explica Rosamaria.

Superar os hábitos bucais nocivos é um dos objetivos pretendidos pelos livros, e segundo a professora Vera Bosco, as obras são importantes ferramentas para complementar a atenção dos pais e dos profissionais envolvidos: “a participação amorosa dos pais ou de quem se disponibilize a acompanhar a criança no processo, dando a ela a atenção requerida, é fundamental para o sucesso da terapia. Os livros indicam uma atividade diária, pelo período que a criança necessitar, onde alguém estará exclusivamente dedicada a ela, até que ela enraíze o abandono do hábito nocivo. Trazem técnicas que devem ser praticadas pelos pais em casa ou até pelo profissional que está os atendendo”, salienta.

O livro “Na Boca” surgiu da preocupação com a quantidade de crianças com alterações nas arcadas dentárias em consequência de hábitos de sucção prolongados. A obra “O Bate-Bate dos dentes” foi idealizado no intuito de auxiliar pais e seus filhos a informar o que é, como e porque acontece o bruxismo. “Eu e a psicóloga Rosamaria Areal fazemos parte de um projeto na Universidade Federal de Santa Catarina voltado ao atendimento à crianças com bruxismo. Sendo este problema cada vez mais recorrentes e sentindo a falta de literatura nesta área, pensamos que um livro infantil nos auxiliaria muito na resolução dos casos”, comenta Michele.

“Na Boca” foi ilustrado pela designer Ana Beatriz Areal. Já o livro “O Bate Bate dos Dentes”, voltado para o público infantil, foi ilustrado pela ilustradora Milla Bioni Guerra. Os livros já estão disponíveis para venda no site da editora CRV (www.editoracrv.com.br), acessível também em formato digital.

[1] Crédito da imagem: UFSC.

Como citar esta notícia científica: UFSC. Como crianças podem superar hábitos bucais indesejados. Saense. https://saense.com.br/2019/04/como-criancas-podem-superar-habitos-bucais-indesejados/. Publicado em 15 de abril (2019).

Notícias científicas da UFSC Home