ESO
30/04/2019

[1]

Esta é uma das 74 galáxias próximas cujos berçários estelares foram recentemente observados com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no âmbito do rastreio astronômico PHANGS (Physics at High Angular resolution in Nearby GalaxieS — Física a alta resolução angular em galáxias próximas). Foram observadas até à data cerca de 100 000 destes berçários estelares, tendo-se obtido imagens ao longo de mais de 750 horas de observação. A sensibilidade notável do ALMA fornece-nos dados com resolução angular suficiente para estudar estas regiões com todo o detalhe, mostrando-nos algumas delas “explodindo” de estrelas novas, enquanto outras evoluem mais gradualmente.

Esta já esperada diversidade no processo de formação estelar foi a motivação por trás deste enorme esforço. Existem desde longa data teorias que pretendem explicar como e por que é que estas diferenças ocorrem, algumas envolvendo as características da galáxia propriamente dita — propriedades tais como o tamanho, a idade e a dinâmica interna — no entanto a falta de dados de alta resolução tem-se revelado um obstáculo para as testar.

A enorme quantidade e variedade de dados fornecidos pelo PHANGS jé está ajudando os astrônomos a compreender melhor esta temática, apesar do rastreio ainda estar só um terço completo. O projeto pretende observar um total de cerca de 300 000 berçários estelares e no final deverá aumentar de forma significativa a nossa compreensão de como é que as propriedades de uma galáxia influenciam o modo como se formam estrelas novas.

[1] Crédito da imagem: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO); NRAO/AUI/NSF, B. Saxton .

Como citar esta notícia científica: ESO. Formação estelar explosiva e a fogo lento. Saense. https://saense.com.br/2019/04/formacao-estelar-explosiva-e-a-fogo-lento/. Publicado em 30 de abril (2019).

Notícias científicas do ESO Home