ESO
02/04/2019

A linha diagonal de pontos brilhantes que vemos no céu mostra o planeta Mercúrio em um percurso capturado com cerca de 60 imagens durante uma hora. [1]

Quando a noite cai, os candeeiros da rua iluminam suavemente as curvas e os ângulos do Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO. Os topos das árvores apresentam-se em silhueta contra o fundo vermelho do céu, que se estende no horizonte, enquanto luzes artificiais lançam manchas de luz e esculpem cantos sombrios, criando um cenário misterioso na Sede do ESO, em Garching, na Alemanha. 

A linha diagonal de pontos brilhantes que vemos no céu mostra o planeta Mercúrio, assim chamado devido ao deus mensageiro romano. O seu percurso foi capturado com várias exposições: foram obtidas cerca de 60 imagens durante uma hora. Mercúrio é normalmente um planeta difícil de observar, normalmente devido à sua proximidade ao Sol, cujo brilho o ofusca facilmente. Observá-lo a partir de uma cidade é ainda mais difícil devido à poluição luminosa.

No entanto e nesta ocasião, vários fatores contribuíram para que o Embaixador Fotográfico do ESO, Petr Horálek, conseguisse capturar estas imagens: a noite estava particularmente clara; faltavam apenas duas noites para Mercúrio atingir a sua maior elongação a Leste, ou seja, a maior distância angular ao Sol relativamente à Terra; e o planeta apareceu alto no céu logo após o pôr do Sol. 

Outra maneira de ver o planeta mais próximo do Sol é quando ele está em trânsito, o que acontecerá no dia 11 de Novembro de 2019. Trata-se de um evento raro, sendo que o próximo trânsito voltará a ocorrer apenas em 2032!

[1] Crédito da imagem: P. Horálek/ESO.

Como citar esta notícia científica: ESO. Planeta Mercúrio em 60 fotos. Saense. https://saense.com.br/2019/04/planeta-mercurio-em-60-fotos/. Publicado em 02 de abril (2019).

Notícias científicas do ESO Home