ESO
28/05/2019

Crédito da imagem: ESO/P. Horálek

Mesmo quando não estão trabalhando, muitos astrônomos não conseguem resistir a espreitar uma vez mais o céu repleto de estrelas. Esta fotografia captura um astrônomo fascinado pelo céu noturno na Residência, o local onde fica instalado o pessoal que trabalha no Observatório do Paranal no Chile. Esta imagem mostra a faixa repleta de poeira e estrelas da Via Láctea subindo sobre o deserto do Atacama, onde está instalado o Very Large Telescope do ESO (no topo do Cerro Paranal).

As condições inóspitas do deserto levaram à construção da Residência, que ficou pronta em 2002. Um oásis para os astrônomos, o edifício conta com 108 quartos construídos numa depressão do deserto, e é considerado um refúgio às condições rigorosas do Atacama — o local tem, inclusive, um jardim verdejante e uma piscina! O edifício foi concebido para se integrar no meio que o rodeia e para minimizar a poluição luminosa dos céus excepcionalmente escuros do Paranal. O cenário fascinante e invulgar da Residência chamou a atenção dos cineastas em 2008, que aqui filmaram cenas do filme de James Bond Quantum of Solace.

Como citar esta notícia científica: ESO. Observando as estrelas no deserto. Saense. https://saense.com.br/2019/05/observando-as-estrelas-no-deserto/. Publicado em 28 de maio (2019).

Notícias científicas do ESO Home