UFMG
29/05/2019

Dados revelam também redução no preço médio dos presentes
Pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG) mostra que, depois de quatro anos de análise, o ano de 2019 terá o Dia dos Namorados de menor transações para o comércio. Os dados indicaram que 31,43% dos entrevistados informaram que querem presentear alguma pessoa na data comemorativa, percentual mais baixo dos últimos quatro anos. O valor médio dos presentes também sofreu redução, caindo dos R$ 103,27 declarados em 2018 para R$ 90,53, uma diferença de 12,34%. Todos os resultados estão disponíveis no site do Ipead
A pesquisa mostrou também que, após alta registrada em abril, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC-BH) apresentou queda de 4,04% no mês de maio, sendo as componentes Situação Econômica do País e Emprego as que mais contribuíram para a piora do humor dos consumidores belo-horizontinos no mês. Esses componentes e o Índice geral do ICC-BH apresentaram a pontuação mais baixa dos últimos oito meses.
Pesquisa
Desenvolvida pela Fundação Ipead/UFMG em 2016, a pesquisa sobre a pretensão de compra no Dia dos Namorados é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH), seguindo o mesmo dimensionamento amostral e recortes por sexo e renda familiar. Nesse ano foram entrevistados 210 consumidores belorizontinos.
Os resultados obtidos com a pesquisa permitem ao empresário do comércio varejista mineiro avaliar as opiniões e as expectativas dos consumidores em tempo real com o objetivo de planejar melhor o seu negócio em termos de estoques, contratações, investimentos, dentre outros.
Sobre o Ipead
A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas (Face/UFMG). [2]
[1] “Campanha // Namorados, Recco Lingerie” by Pedro Ferreira is licensed under CC BY-NC-ND 4.0
[2] Esta notícia científica foi escrita pela Assessoria de Imprensa UFMG.
Como citar esta notícia científica: UFMG. Pesquisa indica Dia dos Namorados de 2019 com menor intenção de compra dos últimos quatro anos. Texto de Assessoria de Imprensa UFMG. Saense. https://saense.com.br/2019/05/pesquisa-indica-dia-dos-namorados-de-2019-com-menor-intencao-de-compra-dos-ultimos-quatro-anos/. Publicado em 29 de maio (2019).