Matheus Macedo-Lima
26/06/2019

[1]

Sabe quando parece que você e um amigo de longa data conseguem se comunicar por telepatia? Quando um olhar comunica uma frase inteira? Pois bem, cientificamente falando, “estar em sintonia” com alguém significa quase literalmente isso!

Já se sabia há algum tempo que quando duas pessoas interagem socialmente (conversando por exemplo), algo estranho acontece com suas atividades cerebrais: elas parecem ficar sincronizadas, como que por telepatia [2].

Não se sabe muito sobre como esse fenômeno ocorre. Até porque é difícil ter precisão no estudo do cérebro em humanos, já que técnicas não-invasivas são mais comumente aplicadas e são menos precisas.

Motivados por esse problema, pesquisadores se dedicaram a tentar entender esse fenômeno com mais detalhes [3]. Para isso, era preciso um modelo animal em que pudessem ser aplicadas técnicas mais precisas. Seria ideal um animal altamente sociável e com uma capacidade de comunicação por vocalizações complexas e aprendidas durante o desenvolvimento (tal qual humanos). A espécie mais tratável em laboratório que cumpre esses requisitos? Morcegos!

Após implantar fios microscópicos (eletrodos) no córtex pré-frontal de morcegos, os cientistas simplesmente deixaram dois animais interagirem (voando livres mesmo!) em uma arena. Então, os pesquisadores analisaram comportamentos sociais juntamente com as atividades cerebrais.

Eles identificaram um fenômeno bem parecido com o que havia se descoberto em humanos: as atividades cerebrais de dois morcegos eram altamente sincronizadas quando os morcegos interagiam. A sincronização foi encontrada até quando as análises eram restritas a atividades de neurônios isolados!

Esse estudo fornece um modelo para o estudo mais aprofundado da sincronização neural durante interações sociais. Utilizar espécies como morcegos, que precisam aprender quando jovens a se comunicar por vocalizações, oferece uma oportunidade única para entender como cérebros se conectam tão rápida e eficientemente durante a comunicação oral.

Quanto ao mecanismo, os cientistas suspeitam que essa “telepatia” possa ser devida a um efeito eletromagnético de um cérebro sobre o outro, ou seja, um acoplamento eletromagnético (tipo ímãs!). Agora que temos um modelo animal, podemos estudar esse fenômeno em mais detalhes.

[1] Crédito da imagem: Danie Ware. https://www.flickr.com/photos/danacea/6174882873/.

[2] G. J. Stephens, L. J. Silbert, and U. Hasson, “Speaker-listener neural coupling underlies successful communication,” Proc. Natl. Acad. Sci., vol. 107, no. 32, pp. 14425–14430, 2010.

[3] W. Zhang and M. M. Yartsev, “Correlated Neural Activity across the Brains of Socially Interacting Bats,” Cell, pp. 1–16, 2019.

Como citar este artigo: Matheus Macedo-Lima. Morcegos, assim como humanos, são dotados de “telepatia”. Saense. https://saense.com.br/2019/06/morcegos-assim-como-humanos-sao-dotados-de-telepatia/. Publicado em 26 de junho (2019).

Artigos de Matheus Macedo-Lima Home