UFMG
07/08/2019

[1]

O professor de Doenças Bacterianas da Escola de Veterinária da UFMG, Rodrigo Otávio, e um grupo de alunos realizaram uma pesquisa sobre a dieta baseada em carne crua para saber os possíveis riscos que podem ser causados nos animais e nos humanos. O estudo foi idealizado após leituras a respeito da alimentação natural crua para cães. Os resultados revelaram que os cães aos quais se fornecia a alimentação natural crua tinham 28 vezes mais chances de excretar Salmonella spp. e outros microrganismos nocivos em comparação com os cachorros que comiam ração.

Desenvolvido por mais de um ano, o trabalho ainda mostrou que as bactérias patogênicas encontradas nas fezes dos que ingeriam constantemente carne crua tinham um maior padrão de resistência antimicrobiana, ou seja, eram mais difíceis de serem tratadas em caso de uma possível infecção.

Além de ser o único trabalho nacional que traça o perfil dos donos que fornecem a alimentação natural crua e que analisa os riscos dessa dieta, a pesquisa também inova em nível global, sendo a primeira sobre o assunto em que as bactérias como Escherichia coli patogênica e Clostridium difficile foram encontradas em cães alimentados com carne crua, microrganismos que causam diarreia em cães e em humanos.

Em breve será publicado um artigo sobre o estudo. O principal objetivo do trabalho, agora, não é apenas circular no meio acadêmico, mas também informar a população. Para a pesquisadora Flávia Viegas, é necessário “chamar a atenção não só da população em geral como também dos veterinários”. Flávia chama atenção para o fato de profissionais que não trabalham na área de nutrição muitas vezes recomendarem esse tipo de alimentação sem se informarem corretamente sobre os riscos envolvidos. Os pesquisadores ressaltam ainda a importância de se desconfiar dos conteúdos da Internet ou repassados em relatos de conhecidos, pois não existem, até o momento, estudos científicos publicados que comprovem qualquer benefício da dieta baseada em carne crua.

(Assessoria de Imprensa UFMG)

[1] “P5291123”by beve4 is licensed under CC BY 2.0

Como citar esta notícia científica: UFMG. Pesquisa da UFMG revela riscos em dieta baseada em carne crua para animais. Saense. https://saense.com.br/2019/08/pesquisa-da-ufmg-revela-riscos-em-dieta-baseada-em-carne-crua-para-animais/. Publicado em 07 de agosto (2019).

Notícias científicas da UFMG Home