ESO
24/09/2019

Foto: ESO/P. Horálek

A Fotografia desta Semana mostra o coração da Via Láctea sobre o planalto do Chajnantor. Situado no deserto chileno do Atacama, este planalto é um dos lugares mais altos e secos do planeta. Esta combinação resulta em condições ideais para observar radiação milimétrica e submilimétrica que vem do espaço, e que é normalmente muito absorvida pela atmosfera terrestre. Portanto, não é surpresa que o planalto do Chajnantor seja o lar do Atacama Large Millimeter/submillimiter Array (ALMA), um telescópio de última geração que estuda a luz emitida por alguns dos objetos mais frios do Universo.

Acima das intricadas nuvens de poeira e do intenso brilho de bilhões de estrelas, Marte, Saturno e a estrela Antares fazem um triângulo no céu. O objeto verde difuso à esquerda na imagem, quase imerso na luz da Via Láctea, é um visitante interplanetário chamado Cometa 252P/LINEAR. Este cometa passou pela Terra em abril de 2016 — embora fosse demasiado tênue para se poder ver a olho nu, a sua beleza foi revelada em imagens de longa exposição como esta.

O intrépido observador do céu que aqui vemos demonstra que o planalto do Chajnantor é também um excelente local para observar o céu a olho nu. Ele fornece vistas dos céus do sul com uma clareza de tirar o fôlego, e remontando aos dias em que as luzes artificiais ainda não enchiam o céu e nos bloqueavam a visão do Universo.

Como citar esta notícia científica: ESO. O homem encontra a Via Láctea. Saense. https://saense.com.br/2019/09/o-homem-encontra-a-via-lactea/. Publicado em 24 de setembro (2019).

Notícias científicas do ESO Home