Portal de Periódicos da CAPES
22/10/2019

O amarelo é geralmente a cor das emoções felizes e alegres. Mas, de acordo com um novo estudo, nem todas as pessoas associam a sombra ensolarada a boas vibrações. Um artigo sobre o tema foi postado na seção de Ciências Sociais da plataforma da Science Magazine e está disponível para usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Segundo o artigo, os pesquisadores testaram a seguinte hipótese: e se o ambiente físico das pessoas afetar seus sentimentos sobre determinadas cores? Alguém que mora na fria e chuvosa Finlândia sente a cor amarela da mesma forma que alguém que mora perto do deserto do Saara? Para fazer esse comparativo, os cientistas analisaram dados de emoção de cores de uma pesquisa internacional em andamento com 6.625 pessoas em 55 países. A investigação pede aos participantes que classifiquem 12 cores sobre a proximidade com os sentimentos, incluindo alegria, orgulho, medo e vergonha.
A equipe percebeu como diferentes fatores relacionados ao clima – incluindo horas de sol, horas de luz do dia e quantidade de chuva – se alinharam com as emoções que os participantes relataram pela cor. Os dois melhores preditores de como os indivíduos se sentiam em relação ao amarelo eram a quantidade anual de chuva e a que distância viviam do Equador, segundo os pesquisadores comunicaram este mês ao Journal of Environmental Psychology.
Assim, quanto mais distante do Equador, maior a chance de apreciar os tons brilhantes. No Egito, a probabilidade de o amarelo ser associado à alegria foi de apenas 5,7%, enquanto na Finlândia foi de 87,7%. Nos Estados Unidos, com seu clima moderado, os níveis de associação de alegria à cor amarela estão entre 60% e 70%.
A equipe de pesquisadores, segundo Eva Frederick relatou em seu artigo, também verificou se as associações mudavam com a estação – se as pessoas em um determinado país gostavam mais do amarelo no inverno do que no verão. Os cientistas descobriram que as opiniões sobre cores permanecem constantes durante todo o ano: mesmo quando o tempo mudava, os dados das associações de alegria ao amarelo permaneciam iguais. [2]
[1] Imagem de RÜŞTÜ BOZKUŞ por Pixabay.
[2] Esta notícia científica foi escrita por Alice Oliveira dos Santos.
Como citar esta notícia científica: Portal de Periódicos da CAPES. Clima afeta sentimentos das pessoas sobre determinadas cores. Texto de Alice Oliveira dos Santos. Saense. https://saense.com.br/2019/10/clima-afeta-sentimentos-das-pessoas-sobre-determinadas-cores/. Publicado em 22 de outubro (2019).