ESA
07/02/2019

Christina Koch, Alexander Skvortsov and Luca Parmitano na Soyuz MS-13. Foto: ESA

O astronauta da ESA, Luca Parmitano, regressou hoje à Terra, juntamente com a astronauta da NASA Christina Koch e do cosmonauta da Roscosmos Alexander Skvortsov, marcando o final da sua segunda missão de seis meses na Estação Espacial Internacional, denominada ‘Beyond’.

De regresso na mesma aeronave Soyuz MS-13 que transportou o astronauta Luca, Alexander e o astronauta da NASA Andrew Morgan para a Estação Espacial no dia 20 de julho de 2019, o trio aterrou na estepe cazaque a 6 de fevereiro às 09:12 GMT (10:12 CET).

Luca encontra-se agora a voar diretamente para Colónia, na Alemanha, onde continuará a ser monitorizado pela equipa de medicina espacial da ESA, enquanto se readapta à gravidade da Terra no Centro Europeu de Astronautas (EAC) da ESA e nas instalações ‘envihab’ do DLR.

O regresso de Luca à Terra marca a conclusão bem-sucedida da sua missão Beyond. Durante esta missão, Luca tornou-se o terceiro europeu e o primeiro italiano a comandar a Estação Espacial Internacional, realizou quatro caminhadas espaciais complexas para manutenção do Espectrómetro Magnético Alfa AMS-02 de deteção de raios cósmicos, conquistou o recorde europeu de maior número de horas acumuladas nas caminhadas espaciais de 33 horas e 9 minutos, operou remotamente um veículo espacial na Holanda como parte da experiência Analog-1, transmitiu uma importante mensagem sobre mudanças climáticas aos líderes da conferência da ONU sobre mudanças climáticas em Madrid, e apoiou mais de 50 experiências europeias e 200 experiências internacionais no espaço.

De volta à Terra, Luca continuará a trabalhar com investigadores europeus em experiências, incluindo o Diagnóstico Acústico, que analisa o impacto do ambiente da Estação Espacial na audição dos astronautas, a experiência TIME que analisa se os astronautas julgam o tempo de maneira diferente no espaço e duas experiências conhecidas como Grip e GRASP, que analisam a fisiologia por trás da coordenação olho-mão e o papel da gravidade na regulação da força de preensão, entre outras.

As descobertas das pesquisas realizadas como parte da missão Beyond de Luca, ajudarão a moldar o futuro da exploração humana e robótica, além de aprimorar os desenvolvimentos tecnológicos na Terra.

Como citar esta notícia científica: ESA. Astronauta recordista retorna após seis meses em órbita. Saense. https://saense.com.br/2020/02/astronauta-recordista-retorna-apos-seis-meses-em-orbita/. Publicado em 07 de fevereiro (2019).

Notícias científicas da ESA     Home