SBF
26/02/2020

Propagação de padrão de pontos de luz estruturada formando a sigla UFF. O padrão emitido (z=0) ressurge à distância z=117mm da fonte

Uma equipe do laboratório de óptica quântica da Universidade Federal Fluminense  (UFF) desenvolveu um modo de programar feixes de luz laser para criarem padrões ressurgentes específicos no espaço. Os padrões desaparecem à medida que o feixe se afasta da fonte e ressurgem depois de percorrerem determinadas distâncias. A luz estruturada ressurgente pode ter aplicações tecnológicas tanto em pinças ópticas para manipular objetos microscópicos com a luz, quanto em telecomunicações, na transmissão de informações pela luz a grandes distâncias.  

O trabalho publicado em janeiro na revista Physical Review Letters faz parte da tese de doutorado de Braian Pinheiro da Silva, sob a orientação de Antonio Zelaquet Khoury, coordenador do laboratório da UFF. Os dois explicam a pesquisa no vídeo a seguir.

O laboratório conta com financiamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica, ligado ao CNPq, e também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Artigo científico
Pattern Revivals from Fractional Gouy Phases in Structured Light
B. Pinheiro da Silva, V. A. Pinillos, D. S. Tasca, L. E. Oxman e A. Z. Khoury
Phys. Rev. Lett. 124, 033902 – 23 de janeiro de 2020

Como citar esta notícia científica: SBF. Experimentos controlam imagens ressurgentes de feixes laser.  Saense. https://saense.com.br/2020/02/experimentos-controlam-imagens-ressurgentes-de-feixes-laser/. Publicado em 26 de fevereiro (2020).

Notícias científicas da SBF     Home