Embrapa
16/04/2020

[1]

As dúvidas em relação ao novo coronavírus e seus impactos chegaram também aos bovinocultores de corte do País. Integrantes de uma robusta equipe que dá suporte aos Ministérios da Agricultura e Saúde, durante a pandemia, os pesquisadores Flábio Ribeiro de Araújo (Embrapa) e André Luiz Julien Ferraz (UEMS), ao lado de Taynara Nunes Pasquatti (UCDB), Daiane Rosa Lima (UFMS) e Rudielle de Arruda Rodrigues (UFMS) disponibilizam o Comunicado Técnico (153) com dicas de prevenção de Covid-19 para os pecuaristas de corte. 

Na publicação, eles ressaltam que não há, até o momento, relatos de infecção pelo novo coronavírus, chamado de SARS-CoV-2, por meio de contato com animais domésticos e reforçam que a forma de contágio é de humano para humano, “mediante contato com gotículas exaladas por pessoas infectadas pelo coronavírus ou ao tocar objetos ou quaisquer superfícies (como mesas, maçanetas e celulares) que estejam contaminadas por essas gotículas e depois levar as mãos à boca, olhos ou nariz”. 

Para o produtor rural, eles recomendam que haja limitação na entrada de pessoas à propriedade rural, inclusive, com distanciamento mínimo de dois metros e ressaltam que os proprietários de estabelecimentos rurais, familiares e outros que moram na cidade devem evitar o trânsito frequente entre zona urbana e rural, para evitar levar o vírus para o campo. 

Os cientistas ratificam que é “importante manter o manejo sanitário, seguindo as orientações e supervisão do médico-veterinário, visando a saúde e bem-estar dos animais”. Araújo é especialista em imunologia, Ferraz em biologia molecular, Pasquatti em biotecnologia e Lima e Rodrigues em Ciências Veterinárias. Araújo atua como pesquisador nessa área na Embrapa Gado de Corte (MS); Ferraz e Pasquatti como professor-pesquisador na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), respectivamente, e Lima e Rodrigues são pós-graduandas na UFMS, sob orientação de Flábio Araújo.   

Médico-veterinário, Araújo, e zootecnista, Ferraz, integram a equipe multidisciplinar formada também pelas especialistas da Embrapa da área de saúde animal Lenita Ramires dos Santos e Vanessa Felipe de Souza; e pelas pesquisadoras da Fiocruz-MS, Zoraida Del Carmen Fernandez Grillo e Alexsandra Rodrigues Mendonça Favacho, que auxiliam o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS) na luta contra a pandemia, em Mato Grosso do Sul. 

Os técnicos e equipamentos da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), executam há algumas semanas testes diagnósticos para arboviroses (dengue – tipos 1, 2 e 3, zika e chikungunya) a fim de aliviar o sistema. Assim, as análises para o coronavírus ficam concentradas no Lacen/MS. A Embrapa colocou sua infraestrutura laboratorial e equipes, à disposição dos Ministérios da Agricultura e Saúde para ajudar no combate ao novo coronavírus, desde março. [2]

[1] Foto: Rodrigo Alva.

[2] Texto de Dalízia Montenario de Aguiar.

Como citar esta notícia: Embrapa. Em comunicado técnico, pesquisadores esclarecem pecuaristas de corte sobre a Covid-19.  Texto de Dalízia Montenario de Aguiar. Saense. https://saense.com.br/2020/04/em-comunicado-tecnico-pesquisadores-esclarecem-pecuaristas-de-corte-sobre-a-covid-19/. Publicado em 16 de abril (2020).

Notícias da Embrapa     Home