CCS/CAPES
19/01/2021

Inteligência artificial para detecção da COVID-19 pelo perfil químico salivar. (Foto: Fernanda Mourão)

Bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da (CAPES), alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU),desenvolveram um teste rápido para a COVID-19 que usa a inteligência artificial para fazer o diagnóstico, a partir de uma pequena amostra de saliva e sem a necessidade de reagentes. O resultado sai em menos de dois minutos.

Paula de Souza Santos, pós-doutoranda do Programa em Genética e Bioquímica da UFU explica que o equipamento, chamado ATR-FTIR, usa raios infravermelhos para detectar a presença de traços virais do Sars-Cov-2 na saliva: “A gente coleta a saliva do paciente e seca a amostragem em equipamento com alta temperatura. Forma-se um filme e então o equipamento faz a leitura. Esse perfil vai depois, por inteligência artificial construída a partir de um algoritmo, definir se esse paciente é positivo ou negativo”.

A tecnologia foi submetida à avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que em breve o teste possa ser comercializado.

Como citar este texto: CCS/CAPES. COVID-19: Teste usa inteligência artificial para detectar vírus. Saense. https://saense.com.br/2021/01/covid-19-teste-usa-inteligencia-artificial-para-detectar-virus/. Publicado em 19 de janeiro (2021).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home