CCS/CAPES
02/02/2021

Novo produto tem alto valor nutricional e atividade prebiótica (Foto: Arquivo pessoal)

Em um exemplo concreto de inovação científica, o pesquisador Emanuel Neto Alves de Oliveira, professor e coordenador do campus de Pau dos Ferros, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), desenvolveu ao longo do seu trabalho de doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), um produto inédito no mercado: o iogurte em pó. Com bolsa de pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a iniciativa já foi patenteada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O trabalho do pesquisador procurou dar maior tempo de vida a um produto alimentício com alto poder nutritivo, muito bem aceito e consumido pela população brasileira.  “O alimento desenvolvido não necessita de refrigeração, o que faz com que o iogurte em pó, além de ter um maior período de validade, ainda possa atingir mercados mais distantes da região produtora, o que não acontece atualmente com os iogurtes encontrados nos supermercados”, detalha Emanuel.

A pesquisa foi realizada dentro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFCG. Depois de receber a certificação dos órgãos de saúde, o alimento poderá ser produzido e comercializado. Em seu trabalho, Emanuel Nogueira garantiu que o iogurte em pó tenha validade quase nove vezes maior do que o produto tradicional, sem precisar de qualquer sistema de refrigeração no transporte e no armazenamento. “O nosso produto é uma revolução para a indústria de produtos lácteos, pois além de possuir validade maior do que o iogurte tradicional, ainda gera economia de energia elétrica e de logística”, observa.

Como citar este texto: CCS/CAPES. Pesquisador brasileiro desenvolve iogurte em pó. Saense. https://saense.com.br/2021/02/pesquisador-brasileiro-desenvolve-iogurte-em-po/. Publicado em 02 de fevereiro (2021).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home