CCS/CAPES
15/07/2021

Processo de produção adesivo sustentável (Foto: Arquivo Pessoal)

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) criaram adesivos naturais para serem usados na indústria de derivados de madeira.  O produto, elaborado a partir do tanino, substância orgânica presente nas cascas de árvores da Amazônia, poderá substituir os mais comumente usados, feitos de material sintético. A pesquisa, além de contribuir para a produção mais limpa do setor de painéis de madeiras pode, futuramente, ser fonte de renda para as comunidades locais da região.

Elesandra da Silva Araújo, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais (CAPES/Ufla) e integrante do projeto, diz que os adesivos são essenciais na fabricação de aglomerados como MDP e OSB. Entretanto, comercialmente, ainda se usam  adesivos de origem petroquímica. Estes apresentam desvantagens relacionadas ao custo, e, sobretudo, à saúde, uma vez que empregam substâncias consideradas cancerígenas. “Na produção de adesivos, os taninos são uma excelente escolha pois reduzem a emissão de formaldeído, agente que promove a cura do adesivo”, explica.

O estudo sobre a aplicação de taninos de espécies da Amazônia na produção de adesivos ecológicos é inédito. A cientista esclarece que a composição química desses elementos permite sua aplicação em diversos produtos, substituindo componentes de origem não renovável. Atualmente a única espécie utilizada comercialmente no Brasil para extração de taninos é a acácia negra.

Como citar este texto: CCS/CAPES. Pesquisadores criam adesivos ecológicos à base de taninos. Saense. https://saense.com.br/2021/07/pesquisadores-criam-adesivos-ecologicos-a-base-de-taninos/. Publicado em 15 de julho (2021).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home