CCS/CAPES
06/09/2021

[1]

Estudo realizado pelo bolsista da CAPES, Rodolfo Soares Mendes Nunes, avaliou se o desempenho físico de nadadores adolescentes possui relação com o horário em que a atividade é praticada. A pesquisa foi realizada durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Católica de Brasília (UCB). Os resultados foram publicados no Chronobiology International, importante periódico internacional sobre ritmo biológico.

Trinta e três nadadores adolescentes, vinte meninos e trezes meninas, com idades entre quatorze e dezesseis anos participaram do estudo. Em uma piscina de cinquenta metros eles nadaram duas etapas de crawl, de 50 m e 400 m. A experiência foi feita às 08h e às 18h, com intervalo de quarenta e oito horas entre os testes.

“Nós identificamos que no horário da tarde e no teste de 400m obtivemos um melhor desempenho dos adolescentes”, conta Rodolfo Nunes. O bolsista explica ainda que o estudo, além verificar a relação entre o desempenho e o horário da atividade realizada, tentou identificar se a qualidade do sono está relacionada com aspectos psicológicos, como ansiedade e depressão, nesses atletas.

Elaine Vieira professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UCB) conta que os adolescentes são mais vespertinos. “Dentre os nadadores, quase a metade apresentou uma má qualidade do sono. Nossos resultados mostram a importância da qualidade do sono entre nadadores adolescentes como um fator que pode influenciar a ansiedade e a depressão, afetando o desempenho físico”, explica.

[1] Imagem de Daniel Perrig por Pixabay.

Como citar este texto: CCS/CAPES. Horário vespertino é melhor para a natação de adolescentes. Saense. https://saense.com.br/2021/09/horario-vespertino-e-melhor-para-a-natacao-de-adolescentes/. Publicado em 06 de setembro (2021).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home