CCS/CAPES
20/10/2021

Óleo de copaíba coletado por Carlos Henrique Gomes Martins, da Universidade Federal de Uberlândia (Foto: CCS/CAPES)

Aliar o conhecimento popular a informações com respaldo científico. Este foi o objetivo de Mariana Brentini Santiago em seu trabalho de mestrado sobre o uso do óleo de copaíba para fins medicinais. A pesquisadora estudou na Universidade de Franca (Unifran), em São Paulo, com bolsa da CAPES. Em seu trabalho ela separa as diferentes espécies da árvore e explica quais as finalidades da oleorresina extraída de cada tronco.

A agora mestre em Promoção de Saúde lista nove tipos de copaíba em seu estudo: as Copaiferas reticulata, multijuga, langsdorffi, duckei, coriacea, officinalis, cearensis, paupera lucens. Todas protegem contra parasitas e vermes, mas apresentam variações. Só as multijuga, por exemplo, combatem vírus. Fungos, apenas as langsdorffi. “Listamos espécies existentes no Brasil e todas as ações cientificamente comprovadas. Citamos também a forma em que essa copaíba pode ser usada, como, por exemplo, pomada. E concluímos que é importante alinhar o conhecimento popular ao estudo científico”, conta Mariana.

O trabalho resultou na cartilha Guia das copaíbas: para que serve?, disponível no site do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Apesar de ter sido parte do mestrado de Mariana na Unifran, o documento foi avaliado por uma banca na instituição mineira e revisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Pernambuco. No material são oferecidas explicações sobre restrições de uso e efeitos colaterais. Não é recomendado o uso durante a gravidez e a lactação, nem por pessoas com problemas gástricos. Além disso, altas doses podem provocar vômitos, náuseas ou diarreia com cólicas.

“Percebemos que não existia um documento, um manual ou uma cartilha que pudesse falar do uso, da aplicação, que já foi comprovada cientificamente, de uma forma que todas as pessoas pudessem entender”, afirma Carlos Henrique Gomes Martins, coordenador do Laboratório de Ensaios Microbianos da (UFU) e orientador de Mariana no doutorado.

Como citar este texto: CCS/CAPES. Tipos e finalidades do óleo de copaíba. Saense. https://saense.com.br/2021/10/tipos-e-finalidades-do-oleo-de-copaiba/. Publicado em 20 de outubro (2021).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home