ESO
30/11/2021

Galáxia NGC 7727 [1]

Assim como as pessoas em uma encruzilhada movimentada podem acidentalmente esbarrar umas nas outras, o mesmo pode acontecer com as galáxias do Universo! No entanto, neste caso, o resultado é mais dramático do que um simples empurrão. Quando duas galáxias colidem, normalmente fundem-se dando origem a uma nova galáxia muito maior. Um exemplo disto é a galáxia NGC 7727, que vemos nesta imagem obtida pelo VLT Survey Telescope (VST) do ESO, no Chile.

Localizada a 89 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Aquário, a NGC 7727 parece ser o resultado de um choque entre duas galáxias, que ocorreu há cerca de um bilhão de anos. As consequências desta tremenda colisão cósmica ainda estão evidentes na forma peculiar e irregular da NGC 7727 e nos fluxos de estrelas em suas regiões externas. 

A imagem foi obtida nos comprimentos de onda do visível como parte da pesquisa rastreio VST-ATLAS. O objetivo deste rastreio é mapear uma vasta região do céu austral — tão grande que lá caberiam cerca de 19 000 luas cheias! O estudo das galáxias desta região ajuda os astrônomos a compreender melhor a natureza da energia escura, a força misteriosa que permeia o Universo e que é responsável pela sua expansão acelerada.

[1] Crédito: ESO/VST ATLAS team. Acknowledgement: Durham University/CASU/WFAU.

Como citar este texto: ESO. Colisões no céu. Saense. https://saense.com.br/2021/11/colisoes-no-ceu/. Publicado em 30 de novembro (2021).

Notícias científicas do ESO     Home