CCS/CAPES
04/03/2022

Esquema representativo da resina (Foto: Arquivo Pessoal)

Encontrar uma solução menos invasiva ao tratamento endodôntico, também conhecido como canal, e reduzir a necessidade de extração de dentes. Esse foi o objetivo de duas bolsistas da CAPES, Elayne Valério Carvalho, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Química, e Julianne Coelho da Silva, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Ambas são pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e criaram uma resina odontológica, a partir de nanopartículas, capaz de recuperar dentes danificados.

Elayne Carvalho conta que a resina nanotecnológica possui propriedade bioativa que permite restaurar, de forma definitiva, dentes danificados, com exposição da polpa. “Quando nós falamos de biomateriais, esse é um aspecto muito relevante, pois quanto melhor e mais parecido se imita a estrutura, a composição do tecido que se pretende regenerar, reconstruir, maior é a eficiência do biomaterial”, explica.

Além da resina também possuir ação antioxidante, que promove a regeneração óssea e acelera a produção de novas células. “Os resultados mostraram que essa resina foi eficaz em preservar o dano celular quando realizado o capeamento pulpar direto que é um procedimento que a gente faz para proteger o tecido e preservar a sua vitalidade”, conta Julianne Coelho da Silva, cirurgiã-dentista.

O invento, que promete ser uma alternativa menos dolorosa a quem precisa tratar danos graves dos dentes, recebeu carta-patente, expedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com titularidade exclusiva da UFC. A expectativa é de que o material seja comercializado em breve, beneficiando toda a sociedade.

Como citar este texto: CCS/CAPES. Resina com nanotecnologia revoluciona tratamento dentário. Saense. https://saense.com.br/2022/03/resina-com-nanotecnologia-revoluciona-tratamento-dentario/. Publicado em 04 de março (2022).

Notícias científicas da CCS/CAPES Home