Fiocruz
15/04/2022

[1]

Com um público-alvo composto por 76,5 milhões de brasileiros, o Ministério da Saúde está promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que vai até junho. Então, é comum as pessoas aproveitarem que estão no posto de saúde e quererem atualizar seus cartões de vacinação, tomando, se necessário, mais de uma vacina no mesmo dia. Muitos ainda estão tomando a terceira ou quarta dose da vacina de COVID-19. Se você tem dúvidas com relação a isso, essa matéria tem o objetivo de esclarecer o que pode e o que não pode.

O Brasil tem vivido um período de alerta às baixas coberturas vacinais. Boa parte da população ficou, nos últimos anos, sem tomar algumas doses das vacinas de rotina, como poliomielite, febre amarela e tríplice viral. Então, é recomendável aproveitar a visita ao posto para atualizar sua caderneta. Vale lembrar que vacinas de gripe e de COVID podem ser administradas no mesmo dia.

Esclarecemos que, segundo orientações do Ministério da Saúde, como regra geral, todas as vacinas recomendadas rotineiramente podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) que não devem ser aplicadas simultaneamente à vacina febre amarela na primeira vacinação, em crianças menores de dois anos de idade. O intervalo indicado entre essas vacinas é de 30 dias, sendo contraindicado o período menor que 15 dias.

As crianças maiores de 2 anos que receberam as vacinas tríplice viral, tetra viral e febre amarela anteriormente, e os adultos poderão recebê-las simultaneamente ou sem intervalo mínimo entre as doses no futuro.

A campanha

Com o dia “D” marcado para 30 de abril, a vacinação acontece em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.

A primeira etapa acontece entre os dias 4 de abril e 2 de maio, quando os mais de 45 mil pontos de vacinação espalhados por todo o Brasil receberão o primeiro público-alvo da Campanha. Vale destacar que os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o Sarampo.

Já a segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa. [2]

[1] Foto: MasterTux / Pixabay

[2] Texto de Gabriella Ponte

Como citar esta notícia: Fiocruz. Confira se você pode tomar várias vacinas no mesmo dia. Texto de Gabriella Ponte. Saense. https://saense.com.br/2022/04/confira-se-voce-pode-tomar-varias-vacinas-no-mesmo-dia/. Publicado em 15 de abril (2022).

Notícias da Fiocruz Home