UFMG
09/05/2022

O estudo constatou redução de 45% do nível de estresse, 40% de ansiedade e 43% de depressão (Foto: Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem)

Muitos dos enfermeiros que trabalharam durante a fase mais crítica da pandemia sofreram impactos em sua saúde mental. Uma das terapias que vêm sendo usadas para o apoio a esses profissionais é a auriculoacupuntura, que consiste na aplicação de pequenas agulhas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas em pontos específicos na parte externa das orelhas, a aurícula. 

A técnica medicinal foi objeto da pesquisa de Bianca Bacelar, doutoranda em Enfermagem. Com o objetivo de avaliar os efeitos da auriculoacupuntura sobre o estresse, a ansiedade e a depressão desses profissionais, ela desenvolveu um estudo no Hospital Risoleta Neves. “Houve redução de 45% do nível de estresse, 40% de ansiedade e 43% de depressão”, informa a autora.

Ainda de acordo com Bianca, a auriculoacupuntura está entre as chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). “O método parte do pressuposto de que a orelha é um microssistema. O estímulo auricular é conduzido ao sistema nervoso central e gera efeito em nível sistêmico, de regeneração e equilíbrio”, detalha.

O estudo foi desenvolvido no período de janeiro a setembro de 2021. Participaram 200 profissionais de enfermagem. O tratamento foi oferecido em cinco sessões, em local e data pré-definidos e disponibilizados pelo hospital. “Utilizei agulhas de aço cirúrgico, esterilizadas e descartáveis, que permaneciam na orelha do profissional por uma semana”, explica.

Durante o estudo, também foram diagnosticados os casos de transtorno do estresse pós-traumático, relacionado à pandemia, e avaliadas as condições de qualidade de vida dos participantes, antes e depois do tratamento.

Qualidade de vida
A qualidade de vida dos profissionais também melhorou após as cinco sessões de auriculoacupuntura. Dos participantes, 59% relataram ter ficado extremamente satisfeitos com o tratamento, 37,5% ficaram satisfeitos, e 3,4% não tiveram certeza.

“O estudo demonstrou o efeito positivo da auriculoacupuntura e a relevância da incorporação dessa prática a programas institucionais, com o objetivo de reduzir os transtornos emocionais e psicológicos causados pela pandemia”, conclui Bianca Bacelar.

(Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem)

Como citar este texto: UFMG. Auriculoacupuntura reduz estresse e melhora qualidade de vida de enfermeiros. Texto de Rosânia Felipe. Saense. https://saense.com.br/2022/05/auriculoacupuntura-reduz-estresse-e-melhora-qualidade-de-vida-de-enfermeiros/. Publicado em 09 de maio (2022).

Notícias científicas da UFMG     Home