Agência FAPESP
13/05/2022

A vinda de Pierre Monbeig ao Brasil em 1935 para fundar a primeira cadeira universitária na área é descrita por pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros USP (foto: Biblioteca Pierre Monbeig)

Agência FAPESP – A vinda do professor francês Pierre Monbeig para fundar a primeira cadeira universitária de ensino de geografia no país, em 1935, é narrada em detalhes no livro Pierre Monbeig e a Formação da Geografia no Brasil (1925-1956): Uma geo-história dos saberes (Editora Alameda, 2022), de autoria de Larissa Alves de Lira, pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

Lira recebeu financiamento da FAPESP por meio de Bolsa de Doutorado e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior. Ela conta na obra a história dos desafios encontrados, bem como das dificuldades e possibilidades de desenvolver uma ciência moderna, levando em consideração a própria configuração do espaço e do território brasileiro.

A metodologia desenvolvida pela autora foi denominada de geo-história dos saberes, em que considera as características do espaço e das conjunturas vividas pelo intelectual, em várias temporalidades históricas, no momento de construir as instituições e uma teoria pertinente para pensar o território brasileiro.

“O resultado observado é que o geógrafo francês praticou importantes adaptações da geografia francesa, que ele aprendeu em seu país de origem, para compreender o Brasil e para fundar uma ciência geográfica com originalidades teóricas, além de pertinente ao país, ou seja, uma geografia particular inserida em uma ciência-mundo e em um espaço de circulação de saberes”, conta Lira à Agência FAPESP.

O livro também promove uma revisão de fontes primárias de diversos arquivos situados no Brasil, na Espanha e na França. Estão incluídas nessa revisão, além do Fundo Pierre Monbeig, depositado no IEB-USP, as fontes relativas à história da USP, que estavam depositadas nos Arquivos Diplomáticos Franceses. No arquivo, encontram-se várias cartas de jovens professores franceses, como Fernand Braudel e Claude Lévi-Strauss, e suas trocas de informações sobre o dia a dia da missão francesa na USP com a diplomacia.

A publicação tem 372 páginas e pode ser adquirida no site da editora.
Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Como citar este texto: Agência FAPESP. Livro narra trajetória de intelectual francês que iniciou o ensino de geografia no país. Saense. https://saense.com.br/2022/05/livro-narra-trajetoria-de-intelectual-frances-que-iniciou-o-ensino-de-geografia-no-pais/. Publicado em 13 de maio (2022).

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