ESO
03/01/2023

Descobertos pontos quentes em torno de estrelas binárias jovens
[1]

Esta Foto da Semana mostra os primeiros estágios de um sistema estelar binário com algumas características intrigantes. Trata-se de uma imagem rádio obtida com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no Chile, do qual o ESO é parceiro. As duas estrelas jovens, ou protoestrelas — assinaladas na imagem com o símbolo de estrelas — encontram-se rodeadas por um disco de poeira. A cor representa a distribuição de temperatura das protoestrelas e da região que as circunda, com as cores amarelas mais brilhantes representando temperaturas mais elevadas. Existem três aglomerados de poeira quente longe das protoestrelas, marcados com cruzes, mas o que os está aquecendo?

Um estudo recente, liderado por María José Maureira, do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha, sugere que estas regiões são aquecidas não só pelas protoestrelas, mas também muito provavelmente por ondas de choque, semelhantes às produzidas por um avião que viaja através de ar mais depressa que a velocidade do som. Estes choques podem ajudar a enriquecer o gás do disco com moléculas orgânicas complexas nas fases iniciais, que poderão depois ser incorporadas nos planetas em formação. As altas temperaturas destes choques podem também alterar o modo como as partículas se juntam, alterando o quão cedo pode ocorrer a formação de núcleos planetários.

[1] Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/Maureira et al.

Como citar este texto: ESO. Descobertos pontos quentes em torno de estrelas binárias jovens. Saense. https://saense.com.br/2023/01/descobertos-pontos-quentes-em-torno-de-estrelas-binarias-jovens/. Publicado em 03 de janeiro (2023).

Notícias científicas do ESO     Home