ESO
02/04/2025

Esta Fotografia da Semana mostra a galáxia em espiral NGC 4945. Este pequeno canto do espaço, perto da constelação do Centauro e a mais de 12 milhões de anos-luz de distância da Terra, pode parecer pacífico à primeira vista, no entanto a NGC 4945 encontra-se numa luta violenta.
No centro de quase todas as galáxias existe um buraco negro supermassivo. Alguns, como o que se encontra no centro da nossa Via Láctea, não são particularmente ativos. No entanto, o buraco negro supermassivo da NGC 4945 é “voraz”, engolindo enormes quantidades de matéria. Observações levadas a cabo com o instrumento MUSE, montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO, mostraram-nos este buraco negro a brincar com a sua comida. Este objeto, ao contrário da reputação típica dum buraco negro que engole tudo o que de si se aproxima, lança poderosos ventos de matéria para o exterior. Podemos ver estes ventos a vermelho em forma de cone na imagem sobreposta à imagem mais ampla capturada pelo telescópio MPG/ESO no Observatório de La Silla. Na verdade, estes ventos deslocam-se tão depressa que vão acabar por escapar da própria galáxia, perdendo-se no vazio do espaço intergaláctico.
Estes resultados fazem parte de um novo estudo que mediu a forma como os ventos se movem em várias galáxias próximas. As observações do MUSE mostraram que estes ventos extremamente rápidos apresentam um comportamento algo estranho: começam a acelerar já longe do buraco negro central, acelerando depois ainda mais durante o seu percurso até à periferia galáctica.
Este processo faz com que o material que poderia potencialmente formar estrelas numa galáxia seja ejetado para fora desta, o que sugere um certo controlo dos buracos negros sobre o destino das suas galáxias hospedeiras, já que atenuam deste modo a taxa de formação estelar. Ao mesmo tempo, os buracos negros mais poderosos impedem o seu próprio crescimento ao retirarem da galáxia o gás e a poeira de que se alimentam e conduzindo assim todo o sistema a uma espécie de equilíbrio galáctico. Com estes novos resultados, estamos mais perto de compreender o mecanismo de aceleração dos ventos responsáveis pela evolução das galáxias e pela história do Universo. [1]
Publicação original: https://www.eso.org/public/portugal/images/potw2513a/
Como citar este texto: ESO. Buraco negro supermassivo apanhado a brincar com a sua comida. Tradução de Margarida Serote. Saense. https://saense.com.br/2025/04/buraco-negro-supermassivo-apanhado-a-brincar-com-a-sua-comida/. Publicado em 02 de abril (2025).