Claudio Macedo
17/09/2015
Utilizando simulação computacional pesquisadores [2] calcularam que a queima dos combustíveis fósseis disponíveis na Terra (carvão, petróleo e gás natural) é suficiente para eliminar a camada de gelo da Antártida. O fenômeno seria devido ao aumento de temperatura média da Terra como consequência do chamado efeito estufa, causado pelo acúmulo de gás carbônico (CO2) na atmosfera. O gelo antártico derretido é suficiente para elevar o nível dos oceanos em 58 metros [3].
A elevação do nível dos oceanos em vários metros inundará extensas áreas costeiras e destruirá as cidades dessas regiões, incluindo a maioria das grandes cidades do mundo. Sabe-se que o nível dos oceanos já foi no passado muito mais elevado do que hoje. Uma boa idéia da extensão da inundação de épocas antigas é dada pelo fato de já se ter desenterrado conchas de 3 milhões de anos atrás, a distâncias de mais 150 km para o interior a partir da costa atual.
Além disso, há indicações que um aumento muito grande da temperatura tornará vastas extensões de terra inabitáveis e fará a produção de alimentos entrar em colapso, extinguindo boa parte da vida vegetal e animal.
Esses estudos nos dá a sensação dos riscos que as gerações futuras irão enfrentar se as emissões de gases de efeito estufa não forem controladas.
[1] Crédito da imagem: Tentotwo [CC BY-SA 3.0]. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antarctic_Ocean_location_map.svg?uselang=pt-br.
[2] Instituições dos pesquisadores: Potsdam Institute for Climate Impact Research (Germany), Potsdam University (Germany), Carnegie Institution for Science (USA), University of Bristol (UK), University of California (USA).
[3] R Winkelmann et al. Combustion of available fossil fuel resources sufficient to eliminate the Antarctic Ice Sheet. Science Advances 1, e1500589 (2015).
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Derretimento do gelo antártico. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/09/derretimento-do-gelo-antartico/. Publicado em 17 de setembro (2015).
E isso seria em mais
Ou menos quanto anos?
A ênfase da pesquisa foi no quantitativo de gás carbônico na atmosfera que poderia causar o degelo.
O tempo para isso ocorrer depende de decisões políticas e sociais.
Por exemplo, há estudos que estima que o fenômeno ocorreria já próximo século, se o crescimento do consumo de combustíveis fósseis continuar no ritmo registrado no século 20.
Por outro lado, se for mantido o atual consumo, ou houver redução, o degelo pode ocorrer somente no próximo milênio, ou nunca ocorrer.