Ana Maia
21/08/2017

Células de melanoma metástico. [1]
A imunoterapia está em alta. Foi eleita o avanço do ano pela revista Science em 2013 [2] e no ano passado pela American Society of Clinical Oncology (ASCO) [3]. A ideia da imunoterapia é mudar o alvo de ação da medicação, focando em atingir o sistema imunológico e ajudá-lo a combater o câncer. Há ainda muito o que se entender nesta terapia, cujos relatos científicos vão de situações de cura total em casos gravíssimos a situações nas quais não se observa qualquer efeito ou em que se observam efeitos colaterais sérios.

A potencialidade da técnica tem feito com que a comunidade científica dedique muitos esforços e os resultados surgem de forma numerosa e animadora. A união da imunoterapia com a radioterapia tem sido amplamente pesquisada na busca da potencialização do tratamento radioterápico e também na indução do efeito abscopal, que é quando se observa redução de sítios cancerígenos distantes da região irradiada, numa ação sistémica da radioterapia.

Em um estudo muito recente [4], os pesquisadores americanos e chineses utilizaram nanopartículas para buscar aumentar as chances do efeito abscopal da radioterapia. As nanopartículas utilizadas conseguem capturar proteínas que são liberadas pelas células cancerígenas em tratamento radioterápico. A presença das nanopartículas estimula a ação do sistema imunológico que, normalmente, age agressivamente a partículas de tamanho nanométrico que são identificadas como invasores, tipo os vírus. E as proteínas cancerígenas por elas capturadas servem para “treinar” o sistema imunológico a identificar o câncer em qualquer lugar que ele esteja no corpo para combatê-lo.  Assim, o estudo mostrou que há enormes potencialidades na união da nanotecnologia com a radioterapia e a imunoterapia.

Ainda não é possível dizer se a tão sonhada “cura” do câncer virá da imunoterapia, como já foi aventado pelos mais entusiastas, mas alguns “milagres” científicos já estão sendo observados e deixam cientistas animados e a população em geral cheia de esperança.

[1] Crédito da imagem: Julio C. Valencia [Public domain], via Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Metastatic_Melanoma_Cells_Nci-vol-9872-300.jpg.

[2] J Couzin-Frankel. Cancer Immunotherapy. Science 10.1126/science.342.6165.1432 (2013).

[3] HJ Burstein et al. Clinical Cancer Advances 2017: Annual Report on Progress Against Cancer From the American Society of Clinical Oncology. J Clin Oncol 10.1200/JCO.2016.71.5292 (2017).

[4] Y Min et al. Antigen-capturing nanoparticles improve the abscopal effect and cancer immunotherapy. Nat Nanotechnol 10.1038/nnano.2017.113 (2017).

Como citar este artigo: Ana Maia. Nanopartículas melhoram o efeito da imunoterapia no tratamento do câncer metastático. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/08/nanoparticulas-melhoram-o-efeito-da-imunoterapia-no-tratamento-do-cancer-metastatico/. Publicado em 21 de agosto (2017).

Artigos de Ana Maia     Home