Marco Túlio Chella
22/05/2018
Uma tecnologia emergente que pode contribuir para o desenvolvimento de interfaces amigáveis e intuitivas é a realidade aumentada, também conhecida por realidade misturada. De forma resumida, aplicações com realidade aumentada utilizam vídeo em tempo real combinado com uma camada de imagens gerada por computador. Uma das primeiras aplicações de sucesso e com grande alcance foi na área de entretenimento com o jogo Pokémon Go, em que o cenário é o mundo real combinado com objetos gráficos em 3D posicionados no espaço pelos recursos de geolocalização dos smartphones.
Uma aplicação típica de realidade aumentada em um smartphone, utiliza a câmera e executa uma aplicação com recursos de visão computacional para identificar elementos no ambiente e projetar uma camada de imagens no vídeo. Essa camada de imagens pode apresentar informações relativas ao objeto identificado; outro recurso, é a possibilidade de criar botões virtuais, isto é, elementos gráficos na tela que ao serem tocados enviam dados para atuação no dispositivo. Para um exemplo didático, podemos imaginar um aplicativo no smartphone que ao apontar para uma cafeteira cria uma camada gráfica na tela que exibe informações como status e botões virtuais para acionar as várias funções.
Em um ambiente industrial a combinação de IoT e realidade aumentada encontra aplicações em manutenção preditiva, permitindo ao usuário visualizar em tempo real uma camada que exibe o estado de vários componentes e, se for necessário algum tipo de reparo, orientações podem ser apresentadas com a sequência necessária a execução da tarefa.
Com o crescimento exponencial de dispositivos conectados, aumento na quantidade de dados gerados e contextos disponíveis com localização, se faz necessário combinar, processar e gerar informação útil e acessível para o usuário. A tecnologia de realidade aumentada se apresenta como tecnologia com potencial para atender essas demandas.
[1] Crédito da Imagem: Brother UK (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). https://www.flickr.com/photos/brother-uk/31501281374/in/photostream/.
Como citar este artigo: Marco Túlio Chella. IoTAR – A convergência da Internet das coisas com realidade aumentada. Saense. http://saense.com.br/2018/05/iotar-a-convergencia-da-internet-das-coisas-com-realidade-aumentada/. Publicado em 22 de maio (2018).