Agência FAPESP
27/07/2018

Yoshiharu Kohayakawa. [1]
O professor Yoshiharu Kohayakawa, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), é o primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar o Prêmio Fulkerson de matemática.

O prêmio é concedido a cada três anos pela American Mathematical Society (MAS) e pela Mathematical Optimization Society (MOS). Um dos mais importantes prêmios da área, o Fulkerson é destinado a artigos científicos sobre matemática discreta, área chamada dessa forma por ser diferente da matemática contínua, que envolve conceitos de cálculo diferencial e integral, assunto que todos os estudantes universitários da área de exatas encontram no começo de seus cursos.

A discreta, que possui campos de estudo como programação matemática, redes, aplicações combinatórias entre outros, pode tanto ser objeto da matemática pura como aplicada à ciência da computação, no desenvolvimento de algoritmos, por exemplo. Essa área trabalha também, entre outros assuntos, com a Teoria dos Grafos – uma forma matemática de estudar diferentes objetos de um determinado grupo e suas relações e conexões –, tema do artigo The chromatic thresholds of graphs, de 2013 e ganhador do prêmio, de autoria de Kohayakawa e colegas que participaram do estudo.

Do IME, também participaram o inglês Peter Allen e a alemã Julia Böttcher, ambos pós-doutorandos na época com bolsas da FAPESP e supervisionados por Kohayakawa. Allen e Böttcher são casados e hoje são professores no Departamento de Matemática do London School of Economics and Political Science, na Inglaterra.

Outros dois participantes do estudo foram o inglês Robert Morris, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, e o então pós-doutorando da instituição, o também inglês Simon Griffiths, atual professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que teve bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O estudo foi realizado em grande parte no IME, com visitas de Morris e Griffiths ao instituto”, conta Kohayakawa. Ele exemplifica do que trata o artigo:  “Um resultado da Teoria dos Grafos bem conhecido, chamado de Teorema das Quatro Cores, diz que mapas podem ser coloridos com quatro cores sem que países limítrofes tenham a mesma cor. No estudo ganhador do prêmio trabalhamos com certos problemas que envolvem essa noção de coloração e número cromático”, disse à Agência FAPESP.

Um grafo é uma estrutura matemática usada para identificar a relação entre indivíduos dentro de um conjunto. “Os parâmetros da aplicabilidade da matemática discreta se tornaram importantes no século 20 com os grafos servindo como instrumento de modelagem dentro da ciência da computação”, explicou Kohayakawa.

Os resultados mostrados no artigo resolveram antigos problemas relativos à Teoria dos Grafos propostos pelos matemáticos húngaros Paul Erdös e Miklós Simonovits e por conjecturas do polonês Tomasz Luczak e do francês Stephan Thomassé.

O Prêmio Fulkerson, homenagem ao matemático norte-americano Delbert Ray Fulkerson (1924-1976), é concedido desde 1979 a até três artigos de cada vez. Em 2018, na divulgação dos resultados no 23º Simpósio Internacional de Programação Matemática, realizado em Bordeaux, França, no início de julho, foi concedido mais um, também ganhador de US$ 1.500, para o alemão Thomas Rothvoss, da University of Washington, com o artigo The matching polytope has exponential extension complexity. [2]

[1] Crédito da imagem: RIDC NeuroMat, CC BY-SA 4.0, via Wikipédia. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Random_Structures_in_the_Brain_034.jpg#/media/File:Random_Structures_in_the_Brain_034.jpg.

[2] Esta notícia científica foi escrita por Marcos de Oliveira.

Como citar esta notícia científica: Agência FAPESP. Yoshiharu Kohayakawa, matemático nipo-brasileiro, ganha prêmio Fulkerson de matemática. Texto de Marcos de Oliveira. Saense. http://www.saense.com.br/2018/07/yoshiharu-kohayakawa-matematico-nipo-brasileiro-ganha-premio-fulkerson-de-matematica/. Publicado em 27 de julho (2018).

Notícias científicas da Agência FAPESP Home