LNLS
10/09/2018

[1]
Há milhares de anos, a humanidade utiliza substâncias extraídas de plantas, insetos e outros seres para dar mais cor aos tecidos, cerâmicas e outros produtos. No entanto, o uso desses corantes naturais entrou em declínio com a invenção dos corantes sintéticos na metade do século XIX. Atualmente, corantes sintéticos são utilizados nas mais diversas industrias, da têxtil à cosmética. Tanto a produção quanto utilização dessas substâncias podem levar a problemas ambientais caso não sejam devidamente degradados ou removidos dos efluentes industriais.

Por outro lado, corantes naturais são, em si, biodegradáveis, atóxicos e não prejudiciais ao ambiente. Ainda assim, por serem menos estáveis que os corantes sintéticos modernos, eles podem exigir a utilização de substâncias potencialmente tóxicas para que possam ser adequadamente fixados nas fibras dos materiais têxteis.

Por isso, Cristiane dos Santos e colaboradores [2], da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolveram uma nova forma de aprimorar a fixação de corantes naturais a tecidos. Os pesquisadores protegeram as moléculas de quatro tipos de corantes naturais (carmim de índigo, carmim de cochonilha, curcumina e urucum) em cápsulas nanométricas de sílica através do processo chamado de sol-gel.

A seguir, diversos tipos de fibras foram tingidos, tanto com corantes encapsulados quanto não-encapsulados, e um conjunto de análises foi feito para averiguar a capacidade de tingimento e qualidade das cores obtidas. Os pesquisadores verificaram que os corantes encapsulados demonstraram melhor desempenho que os corantes não-encapsulados, tanto em transferência de cor para as fibras dos tecidos testados quanto à resistência da cor a lavagem. Análises por microscopia eletrônica de varredura verificaram ainda que a utilização dos corantes encapsulados não provocou danos às fibras.

Os pesquisadores utilizaram ainda a linha de luz SAXS1 do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para investigar a estrutura nanométrica das partículas de corante encapsuladas. Diferenças na estrutura nessa escala são utilizadas para explicar a performance dos vários corantes e sua interação com diferentes fibras têxteis.

Os resultados demonstram a possibilidade de desenvolvimento de novos processos industriais para o tingimento de tecidos sem que seja necessário o uso de sais de metais pesados para a fixação dos corantes.

[1] Crédito da imagem: jekar1588 (Pixabay), CC0 Creative Commons. https://pixabay.com/en/natural-dyed-cloth-natural-dyeing-1568967/.

[2] Cristiane dos Santos et al. Color and fastness of natural dyes encapsulated by a sol-gel process for dyeing natural and synthetic fibers. J Sol-Gel Sci Technol 10.1007/s10971-018-4631-0 (2018).

Como citar esta notícia científica: LNLS. Fixando corantes naturais a tecidos. Saense. http://saense.com.br/2018/09/fixando-corantes-naturais-a-tecidos/. Publicado em 10 de setembro (2018).

Notícias do LNLS Home