ESO
19/05/2020

Galáxias NGC 5426 e NGC 5427 [1]

Esta imagem mostra um par de galáxias em interação, conhecido por Arp 271. Individualmente, estas galáxias são chamadas NGC 5426 e NGC 5427; ambas são espirais e têm ambas aproximadamente o mesmo tamanho.

Alguns astrônomos acreditam que estas galáxias estão em processo de fusão para formar um único objeto. Esta interação dará origem a um número crescente de novas estrelas durante os próximos milhões de anos, algumas das quais podem ser vistas na “ponte” de gás que liga as duas galáxias. Este tipo de colisão e interação poderá também ocorrer na nossa Galáxia, a Via Láctea, que muito provavelmente colidirá com a vizinha Galáxia de Andrômeda, daqui a cerca de cinco bilhões de anos.

Estas galáxias fiquem a mais de 120 milhões de anos-luz de distância da Terra e foram descobertas pelo astrônomo alemão-britânico William Herschel em 1785. Herschel era um cientista muito produtivo, tendo descoberto também a radiação infravermelha e o planeta Urano.

[1] Imagem: ESO.

Como citar esta notícia: ESO. Um balé galáctico. Saense. https://saense.com.br/2020/05/um-bale-galactico/. Publicado em 19 de maio (2020).

Notícias científicas do ESO     Home