INPE
04/10/2019

Montagem do refletor parabólico. Foto: Divulgação

Os satélites CBERS-4A e o Amazonia-1, com lançamentos previstos para dezembro desse ano e junho do ano que vem, respectivamente, terão uma nova antena na Estação Terrena de Cuiabá (MT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O novo sistema será utilizado para o rastreio, controle e a recepção de imagens dos dois satélites e permitirá a execução de passagens simultâneas, sem perda de dados dos novos satélites de observação da Terra.

Nessa semana foi encerrada a montagem da antena e os testes de integração. Na sequência, serão realizados os testes de aceitação do sistema e um treinamento operacional e de manutenção.

A montagem e o processo de instalação do sistema estão sendo realizados pela empresa americana de Comunicação Via Sat Incorporation, com o acompanhamento dos engenheiros e técnicos do INPE.

Atualmente, a Estação Terrena de Cuiabá conta com um Sistema de Antena em banda S, que é utilizado para o rastreio e controle dos satélites SCD1, SCD2 e CBERS-4. O novo sistema será operado simultaneamente em banda S, para atividades de rastreio e controle dos satélites, sob a responsabilidade do Centro de Rastreio e Controle (CRC), do INPE de São José dos Campos; e na banda X, para a recepção de imagens, sob a responsabilidade da Divisão de Geração de Imagens (DGI), do INPE de Cachoeira Paulista (SP).

Como citar esta notícia científica: INPE. INPE instala antena para CBERS-4A e Amazonia-1. Saense. https://saense.com.br/2019/10/inpe-instala-antena-para-cbers-4a-e-amazonia-1/. Publicado em 04 de outubro (2019).

Notícias do INPE Home