SBF
18/03/2020

Sérgio Machado Rezende (foto: Antônio Cruz/ABr)

A SBF tem a honra de anunciar o ganhador do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro: o físico Sérgio Machado Rezende, pela excelência de seus trabalhos científicos reconhecidos internacionalmente, sua contribuição ao desenvolvimento de instituições científicas e seu papel pioneiro na Física da Matéria Condensada no Brasil. O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro é concedido anualmente a pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.

Sérgio Machado Rezende nasceu em 1940, no Rio de Janeiro. É Engenheiro Eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ (1963), mestre (1965) e doutor (1967) em Electrical Engineering-Materials Science pelo Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Estados Unidos. Foi professor associado na PUC/RJ de 1968 a 1971 e professor titular na UNICAMP em 1971. Desde 1972 é professor titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Como gestor de C&T foi Chefe do Departamento de Física e Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, Diretor Científico da FACEPE durante sua implantação, de 1990 a 1993, e Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco de 1995 a 1998. No período 2001-2002 foi Secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda, cargo que deixou em Janeiro de 2003 para assumir a Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em julho de 2005 deixou a Presidência da FINEP para assumir o cargo de Ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 2010.

Trabalha em pesquisa na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando em física experimental e teórica, principalmente nos seguintes temas: magnetismo, materiais magnéticos, materiais nanoestruturados, magnônica e spintrônica. Orientou 40 teses de mestrado e de doutorado, publicando mais de 270 artigos científicos em revistas internacionais, com mais de 7 mil citações na base de dados do Google Acadêmico

Rezende é membro da SBF, da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da American Physical Society e do Institute for Electrical and Electronic Engineers. Também é membro e Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Entre suas condecorações e prêmios se destacam a ordem do Mérito Educativo, concedida pelo Ministério da Educação (1988); a Comenda da Ordem do Mérito Científico, categoria Grã-Cruz (1995); o Prêmio Anísio Teixeira da CAPES (2001); o prêmio Bunge de Ciência (2006) e o prêmio de Ciência da Fundação Conrad Wessel (2013).

A comissão julgadora do prêmio foi formada pelos Professores Vanderlei Bagnato (USP), Rolf Haug (U. Hannover) e Michael Crommie (UC Berkeley). O prêmio será entregue durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física, em Bonito/MS, entre 24 e 29 de maio.

Como citar esta notícia científica: SBF. Sérgio Rezende ganha Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro 2020.  Saense. https://saense.com.br/2020/03/sergio-rezende-ganha-premio-joaquim-da-costa-ribeiro-2020/. Publicado em 18 de março (2020).

Notícias científicas da SBF     Home