Agência FAPESP
01/04/2020

Obra de docente da UFSCar apresenta análise da formação e das transformações do preconceito linguístico desde a Antiguidade greco-latina até o Brasil atual (imagem: divulgação)

Agência FAPESP * – Uma história dos discursos de discriminação da fala e da escuta populares é o tema central do livro A voz do povo: uma longa história de discriminações (Editora Vozes, 2020), de autoria de Carlos Piovezani, docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Com apoio da FAPESP, o professor traça na obra a trajetória de discriminações das práticas populares de linguagem, examinando um conjunto de fontes, que vai desde a Antiguidade greco-latina até o Brasil atual.

O livro conta com capítulos distribuídos em três partes: “Ouvir a voz do povo”; “Breve genealogia da voz e da escuta populares”; e “Retratos de um porta-voz popular na mídia brasileira”.

A obra se vale de conceitos, como os de língua, discurso, fala pública popular, escuta popular da fala pública e metalinguagem da emancipação popular, que são explicados de modo que mesmo o leitor não familiarizado com os campos da Análise do Discurso, da História das Ideias Linguísticas e da História das Sensibilidades poderá compreendê-los.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Vozes.

* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Como citar esta notícia: Agência FAPESP. Livro aborda discriminações da fala popular. Saense. https://saense.com.br/2020/04/livro-aborda-discriminacoes-da-fala-popular/. Publicado em 01 de abril (2020).

Notícias científicas da Agência FAPESP     Home