Agência FAPESP
25/08/2020

Material de grupo da UFSCar, com apoio da FAPESP, está disponível para acesso gratuito e apresenta diferentes versões de nutrição enteral com base na prescrição calórica de cada paciente (foto: Wikimedia Commons)

Agência FAPESP * – Com objetivo de auxiliar o preparo e o manejo da nutrição enteral em domicílio, a professora Fernanda Berchelli Girão Miranda, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e a graduanda em Enfermagem da UFSCar Maria Gabriela Afonso criaram o “Manual de orientações para uso de nutrição enteral domiciliar para adultos”.

A nutrição enteral é a oferta de alimentação líquida por sonda ligada diretamente ao estômago ou duodeno do paciente, em casos em que ele não consegue ou não deve se alimentar pela boca. O manejo da dieta enteral em casa não costuma ser fácil, daí a necessidade de orientações específicas e de cuidados especiais.

O material integra os resultados do projeto de iniciação científica da estudante, que foi apoiada pela FAPESP, e conta com apoio da equipe multiprofissional do Grupo de Orientação em Terapia Nutricional Enteral (Gotne) do Hospital Universitário (HU) da UFSCar.

O grupo foi criado em 2016 para que os profissionais do hospital pudessem apresentar as melhores práticas de cuidado relacionadas à Terapia Nutricional Enteral Domiciliar, tanto para familiares quanto para cuidadores.

O manual apresenta diferentes versões de nutrição enteral com base na prescrição calórica de cada paciente e para diabéticos. Além disso, há instruções para higienização e administração da dieta e de água, receitas e modos de preparo, dentre outras orientações.

O material será entregue aos cuidadores de pacientes internados nas enfermarias e no Pronto Atendimento (PA) do HU, ou que participarem do Gotne, provenientes da rede municipal de saúde de São Carlos (SP) e de outras instituições de saúde.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.
 

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Como citar esta notícia: Agência FAPESP. Manual orienta cuidadores de pacientes que usam nutrição enteral domiciliar. Saense. https://saense.com.br/2020/08/manual-orienta-cuidadores-de-pacientes-que-usam-nutricao-enteral-domiciliar/. Publicado em 25 de agosto (2020).

Notícias científicas da Agência FAPESP     Home