CCS/CAPES
15/10/2020

Pacientes apresentaram melhoras em marcadores circulantes de inflamação (Foto: Arquivo pessoal)

Praticar exercício de força, como a musculação, diminui o avanço da doença renal crônica. É o que revela a pesquisa de mestrado do bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Hugo de Luca Corrêa, orientado por Thiago dos Santos Rosa, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Católica de Brasília (UCB). O objetivo da pesquisa foi verificar as possibilidades terapêuticas da musculação sobre a função renal e o perfil inflamatório de pacientes em estágios iniciais da doença.

A doença renal crônica é caracterizada pela diminuição da capacidade dos rins de filtrar as toxinas do metabolismo. Segundo o coordenador da pesquisa, durante seis meses, 105 pacientes, divididos em três grupos, foram investigados. O grupo 1 não praticava atividade física. O grupo 2 fazia treinamento de força convencional – com cargas moderadas e sem restrição de fluxo sanguíneo. Já o grupo 3 seguiu um treinamento de força de baixa carga somado à restrição de fluxo sanguíneo.

O resultado mostra que os grupos que seguiram os treinamentos, com ou sem restrição de fluxo sanguíneo, não apresentaram piora da função renal, enquanto a maioria dos pacientes do grupo 1 obteve uma queda significativa dessa função. “O treinamento de força parece atenuar a progressão da doença renal, evitando a necessidade precoce da terapia renal substitutiva, como hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal”, explica Thiago Rosa.

Segundo o autor da pesquisa, Hugo Corrêa, além de não piorar a função renal, os pacientes que praticaram o protocolo de exercícios apresentaram melhoras no processo inflamatório e de integridade dos rins.  “Acreditamos que esses protocolos de treinamento possam ser um tratamento essencial para a população com doença renal crônica de forma coadjuvante aos medicamentos e terapias comumente propostos”, finaliza.

Como citar esta notícia: CCS/CAPES. Musculação traz benefícios para pacientes com doença renal. Saense. https://saense.com.br/2020/10/musculacao-traz-beneficios-para-pacientes-com-doenca-renal/. Publicado em 15 de outubro (2020).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home