CCS/CAPES
16/09/2021

Concreto feito da escória de aciaria, o rejeito tem grande potencial de substituição do concreto convencional (Foto: Arquivo Pessoal)

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em parceria com o grupo de pesquisa Reciclos, avaliaram o desempenho de um tipo de concreto produzido inteiramente com resíduos da indústria siderúrgica. O produto, feito da sobra da produção do aço, além de causar menos danos ao meio ambiente, promete ser mais resistente que o concreto convencional.

Humberto Dias Andrade, mestre em engenharia civil (Ufop) e bolsista da CAPES durante o mestrado, conta que o concreto feito da escória de aciaria, o rejeito do aço, tem grande potencial de substituição do concreto convencional. Este é feito de recursos naturais não renováveis, como a areia de rio e brita de gnaisse. “Quando eu uso a escória de aciaria, uso um resíduo que muitas pessoas dizem ser lixo, mas que tem um altíssimo potencial de utilização na construção civil. Transformo isso em concreto e avalio sua durabilidade através da carbonatação”, explica.

A carbonatação é o efeito causado pela penetração do dióxido de carbono (CO²), que está presente na atmosfera, nos poros do concreto. O fenômeno pode diminuir a durabilidade do concreto afetar a estrutura da construção. “No quesito carbonatação eu posso afirmar que ele é mais durável, apresentando menor profundidade de carbonatação quando comparados aos concretos convencionais” explica Humberto.

O artigo sobre o desempenho mecânico e resistência à carbonatação de concreto armado com escória de aço foi publicado em importante periódico internacional na área da construção. Além disso, Humberto é integrante do Reciclos, um grupo de pesquisa que trabalha a reutilização de resíduos sólidos. A equipe estuda e desenvolve soluções técnicas, econômicas e ambientalmente adequadas para a reutilização desse material nas construções civil e pesada e na infraestrutura urbana.

Como citar este texto: CCS/CAPES. Pesquisadores criam concreto sustentável. Saense. https://saense.com.br/2021/09/pesquisadores-criam-concreto-sustentavel/. Publicado em 16 de setembro (2021).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home