Embrapa
23/11/2021

Programas de melhoramento facilitam a orientação para seleção de animais. Na foto, reprodutores da raça Morada Nova [1]

Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) desenvolveu uma nova ferramenta para facilitar o gerenciamento e o melhoramento genético de rebanhos de caprinos e ovinos. O aplicativo SGR Mobile para smartphones tablets com o sistema Android é de download gratuito e permitirá a coleta de dados por produtores rurais, técnicos e outros interessados que atuam no campo, com a vantagem de não necessitar de conexão com a Internet durante o registro de informações. 

De acordo com o criador do aplicativo, o pesquisador Raimundo Lôbo, a nova ferramenta surgiu a partir da demanda de produtores que já utilizavam o Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) da Embrapa, mas registravam os dados zootécnicos em fichas ou planilhas e tinham dificuldade para fazer a inserção posterior  no sistema, por dificuldade de acesso ou conexão da Internet em áreas de campo nas zonas rurais. O aplicativo dispensa o uso de planilhas e facilita o upload dos dados.

“O SGR Mobile foi desenvolvido com a finalidade de realizar coletas em campo sem a necessidade de Internet. É uma ferramenta que vai facilitar o dia a dia dos criadores, dispensando o uso de papel e planilhas impressas. A Internet só é indispensável em um primeiro momento para a instalação do aplicativo, e, depois, para fazer o primeiro credenciamento”, destaca Lôbo.

O aplicativo é uma extensão do SGR – software em rede que permite o registro, armazenamento e gerenciamento das informações geradas em rebanhos de caprinos e ovinos – e seu download poderá ser feito a partir da Google Play Store. Com a ferramenta instalada, o usuário poderá inserir, no celular ou tablet, os principais dados requeridos para um processo de escrituração zootécnica: informações referentes aos animais, partos, pesagens, controle leiteiro, composição do leite e ocorrências no sistema de produção. 

Aplicativo gera expectativa nos produtores rurais

Para o acesso, é necessário que o rebanho do usuário já esteja cadastrado no SGR. O aplicativo oferece um filtro de acordo com a natureza dos animais para as funcionalidades que interessam. “Se o seu rebanho é de corte você não terá acesso à parte do controle leiteiro, composição do leite ou lactação, uma vez que não há esse tipo de controle em rebanhos para produção de carne. Já para os rebanhos de produção leiteira e de duplo propósito, você poderá ter acesso a essas informações”, explica Lôbo.

A possibilidade de contar com a nova ferramenta já gera expectativa em produtores rurais que são usuários do SGR. É o caso de Jorge Luiz Alves, do sítio Ty Glaz (foto do local abaixo), localizado no loteamento Canto Verde, em Amélia Rodrigues (BA), que possui rebanho de caprinos leiteiros e fabrica queijos de leite de cabra artesanais. “Quando estiver em funcionamento será de uma ajuda enorme, principalmente no campo, por não ser dependente de Internet”, ressalta ele.

De acordo com Alves, o uso do SGR na atual versão do software já traz benefícios para a gestão da sua propriedade. “Sem sombra de dúvida, o sistema passou a me oferecer uma gestão muito mais confiável e integrada, fornecendo informações sobre os animais que antes era impossível obter. Antes eu usava vários controles não integrados, o que dificultava muito a gestão. E o mais interessante, de forma gratuita. Aplicativos comerciais que se assemelham ao SGR são caros para um criador do meu porte”, afirma ele.

Além da versão em português, o SGR Mobile estará disponível em versões em inglês e espanhol, para facilitar o acesso a usuários de outros países. Atualmente, o SGR atende aos programas Data Recording and Management System (DREMS), desenvolvido pelo Icarda para países da África e Ásia; Meat Goats Genetic Evaluation System (MGGES), nos Estados Unidos; e Programa de Desarrollo de la Genética Caprinas y Ovina de Colombia (COLGENETICA).

Potencial para melhoramento genético

Inovações como o SGR Mobile trazem perspectivas de maior adesão de produtores de caprinos e ovinos a programas e ações de melhoramento genético animal, visto que permitem aos criadores tomar decisões para seleção de animais e acasalamentos que, ao longo do tempo, favorecem o surgimento de espécies mais adaptadas às características desejadas, como melhor produção de leite ou de carne. Segundo o pesquisador Raimundo Lôbo, da Embrapa Caprinos e Ovinos, o melhoramento de rebanhos é a principal ferramenta para impulsionar a produção animal como atividade econômica competitiva e eficiente.

“O melhoramento genético é a “mola propulsora” da produção animal. É o único meio capaz de elevar o nível em produtividade. Todas as demais práticas de produção, como manejo, reprodução, alimentação e sanidade, permitem apenas maximizar o potencial produtivo de um rebanho. Se essas práticas forem atendidas, o rebanho irá produzir com sua máxima eficiência, entretanto, não poderá subir de patamar para um nível superior, pois o potencial genético dos animais limita essa eficiência”, frisa Lôbo.

De acordo com ele, não se estimula que o produtor rural busque o melhoramento de seu rebanho por meio de ações isoladas, mas que procure integrar programas de melhoramento genético. “O processo de seleção animal necessita de procedimentos organizados, técnicos, rotineiros e especializados. Portanto, a participação em um programa de melhoramento estruturado é crucial para que o criador tenha condições de encontrar o suporte que necessita para alcançar esse processo”, recomenda o pesquisador.

Lôbo enfatiza, ainda, que a rotina de escrituração zootécnica é fundamental para a gestão de rebanhos e, mais especificamente, para subsidiar as informações necessárias para os programas de melhoramento genético. “É importante saber que não há como promover melhoramento genético de rebanhos sem dados de produção organizados. Por isso, a escrituração zootécnica é essencial como rotina. Sem essa prática, não há como identificar o status produtivo dos animais e, assim, selecionar aqueles mais produtivos”, destaca.

Segundo o pesquisador, a prática de escrituração também auxilia na eficiência para alimentação animal, reprodução e sanidade, permitindo conhecer com profundidade o rebanho, facilitando manejo, separando lotes, prevenindo e antecipando boas práticas de produção animal.

Lançamento no Semiárido Show

O SGR Mobile será lançado durante a edição de 2021 do Semiárido Show no dia 23 de novembro, às 9 horas, como parte da programação da Tenda do Conhecimento. A Tenda reunirá capacitações, com uma centena de palestras, minicursos, dias de campo, seminários e mesas redondas sobre os mais diversos temas. Para acessar a programação do evento, clique aqui.

Em sua nona edição, o Semiárido Show, feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro será realizado pela primeira vez de forma totalmente virtual. As inscrições são gratuitas para participar do evento, que terá ainda programações na Tenda Sabores do Sertão (espaço de valorização da gastronomia e produtos regionais) e Tenda das Conexões (com estandes virtuais para os empreendimentos regionais). As inscrições para o evento são gratuitas podem ser feitas aqui

Funcionalidades do SGR Mobile

O SGR Mobile possibilitará ao usuário a inserção e armazenamento dos principais dados necessários para a escrituração zootécnica e acompanhamento dos rebanhos, aspectos importantes para promover o melhoramento genético. A conexão com a Internet não é necessária no momento dos registros e inserção desses dados na rotina do campo. Após a inserção, o usuário pode fazer o upload das informações para o sistema do SGR, quando houver conexão com a Internet. Uma vez feito o upload, os dados registrados não permanecem no celular ou tablet, evitando ocupar memória de armazenamento do dispositivo.

Uma vez feito o cadastro no SGR Mobile, é possível identificar o rebanho já cadastrado no sistema SGR e, assim, inserir informações como:

– Animais: data de nascimento registros do pai e mãe, peso, tipo de nascimento, sexo, categoria, composição racial, tipo de registro e avaliação feita pelo criador.

– Partos: para registro das características dos partos dos animais.

– Peso: data de pesagem, tipo de manejo (extensivo, intensivo, semi-intensivo).

– Controle leiteiro: tipo de controle (oficial ou feito pelo produtor), data de ordenhas, tipo de aleitamento (artificial ou natural), tipo da ordenha (manual ou mecânica), possíveis enfermidades no momento do controle leiteiro.

– Composição do leite: a partir de análise de amostra, inserir informações de porcentagem de gordura, proteína, lactose, contagem de células somáticas.

– Encerramento de lactação: assinalar quais foram os animais, as datas e motivos de encerramento.

– Ocorrências: para registros como abate, descarte, morte ou venda de animais.

Programas de melhoramento genético 

A Embrapa tem programas de melhoramento genético animal desenvolvidos para caprinos e ovinos. São eles:

– Capragene – O Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiro (Capragene) tem como base a identificação de reprodutores geneticamente superiores para características de produção e qualidade do leite. O programa apresenta dois pilares: controle leiteiro oficial e teste de progênies de reprodutores de raças leiteiras. Periodicamente, o programa publica o Sumário de Avaliação Genética do Capragene com informações sobre o valor genético de reprodutores e matrizes, servindo como uma ferramenta para o auxílio aos criadores nas tomadas de decisões de seleção e acasalamento para o melhoramento genético dos rebanhos.

– GENECOC – O Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos de Corte, da Embrapa Caprinos e Ovinos, traz ferramentas para suporte aos produtores rurais nos processos de coleta, controle e gerenciamento da informação de rebanhos, tais como avaliações genéticas e estimativas de valores genéticos expressos para as características desejadas pelos usuários. O Genecoc utiliza esses valores como referência para a construção de índices de seleção e indicação de acasalamentos que maximizam o ganho genético do rebanho. [2]

[1] Foto: Alisson Cardoso.

[2] Texto de Adilson Nóbrega.

Como citar este texto: Embrapa. Aplicativo facilitará melhoramento genético de rebanhos de caprinos e ovinos.  Texto de Adilson Nóbrega. Saense. https://saense.com.br/2021/11/aplicativo-facilitara-melhoramento-genetico-de-rebanhos-de-caprinos-e-ovinos/. Publicado em 23 de novembro (2021).

Notícias da Embrapa     Home