CCS/CAPES
08/08/2022

Imagem ilustrativa (Foto: iStock/MatheusSilva)

Yasmin da Silva Gonçalves da Rocha é mestre e doutoranda em Ciências Veterinárias, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com auxílio de bolsa do Programa de Demanda Social da CAPES. Durante o mestrado, ela analisou a relação entre os maus-tratos aos animais e a violência doméstica, conhecida como Teoria do Elo ou The Link. O trabalho levou à elaboração de uma ficha que facilita a identificação dos lares com essa realidade. O material foi publicado em periódico da área e premiado em evento internacional.

Fale sobre o seu projeto de pesquisa e objetivos.
O objetivo da pesquisa foi analisar essa relação, bem como desenvolver estratégias para enfrentamento e promoção de educação sobre esse tema. Foi firmada uma parceria com a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Curitiba (PR), com o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Pinhais (PR) e com o Setor de Defesa e Proteção Animal (Sedea) da Secretaria de Meio Ambiente do mesmo município. Com o propósito de criar uma ferramenta que permitisse o rastreamento de maus-tratos a animais em lares que apresentassem violência doméstica e que pudesse ser adaptável para qualquer órgão de segurança pública, foi elaborada uma ficha com base no questionário de atendimento da CMB que reunisse questionamentos sobre animais de estimação presentes nos lares das vítimas atendidas.

Como é esse material?
Essa ficha é dividida por quatro blocos de questões, sendo o bloco I voltado para informações da vítima de violência doméstica, o bloco II sobre a tipologia da violência sofrida, o bloco III sobre a autoria da violência e o bloco IV sobre os animais domésticos. Consideramos que todas as formas de violência possuem uma raiz única que é a dessensibilização pela vida e que os animais compartilham o mesmo ambiente caótico, por ser membro da família. Reconhecendo essa nova configuração familiar que é a família multiespécie, a proposta de ficha permitirá, inicialmente, que essas instituições rastreiem maus-tratos contra animais nesses lares caóticos e conheçam a dinâmica dessa relação na realidade das suas comunidades. Ela poderá, também, ser base para outras propostas ou ações por meio da sua estrutura ou dos resultados que venham a obter com o seu uso. O registro dessas ocorrências deve ter como base o entendimento de que a violência contra os animais dentro dos lares é um indicativo que outras infrações penais naqueles cenários possam existir.

Quais as conclusões da pesquisa?
Apesar da limitação quanto à falta de padronização de informações sobre os casos, principalmente em relação à violência contra mulher, os resultados encontrados trazem implicações importantes no entendimento das características dos tipos de violência que ocorrem no ambiente familiar. Reforça, também, a necessidade de políticas públicas que reconheçam a existência da Teoria do Elo e da importância de se ter um enfrentamento em rede para casos envolvendo maus-tratos aos animais e violência doméstica. Com o intuito de promover educação sobre a Teoria do Elo, foi realizado um Curso de extensão intitulado “O elo entre a violência humana e os maus-tratos aos animais” em formato de educação à distância (EaD), voltado para alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da medicina veterinária e outras áreas. Espera-se que o estudo realizado contribua no amadurecimento de estratégias intersetoriais para um enfrentamento eficiente dos diversos tipos de violência no âmbito da família multiespécie e para o estabelecimento de políticas públicas que reconheçam essa relação.

Quais os próximos passos?
Continuar instigando o debate sobre o tema, levando o resultado dessa pesquisa para o conhecimento de profissionais de diversas áreas, principalmente o poder público, no intuito de estabelecer uma rede de enfrentamento à violência como um todo, unir forças, prevenir e enfrentar em conjunto. Sigo participando de palestras, cursos, dando aulas sobre o tema. A ficha criada tem sido utilizada em outros trabalhos de mestrado e doutorado, como uma ferramenta de coleta de dados, que tem ajudado a demonstrar essa relação.

Como o seu trabalho pode contribuir para a sociedade?
A educação é a base de qualquer mudança. O meu trabalho buscou não somente analisar casos e propor novas abordagens, mas também promover educação sobre o tema, justamente por perceber que não basta apenas fazer a pesquisa se não levarmos o conhecimento adquirido para além do âmbito acadêmico. Desde que iniciei o mestrado em 2018, vejo o quanto a discussão sobre Teoria do Elo tem crescido no País, levando a comunidade em geral a enxergar fora da caixinha e cobrar das autoridades políticas uma mudança de visão.

Fale sobre o prêmio que recebeu.
O artigo, fruto do mestrado que traz a proposta da ficha, intitulado “Estratégia para avaliação de violência no âmbito da família multiespécie” e publicado na revista Clínica Veterinária, recebeu o 3º lugar no Prêmio Maria Padilha na X Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo, promovido pelo Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo. O Prêmio Maria Padilha visa valorizar, reconhecer e divulgar a produção acadêmica das diferentes áreas de conhecimento, referentes à relação entre a violência interpessoal e os maus-tratos aos animais. A psicóloga Maria José Salles Padilha foi a primeira pesquisadora brasileira, talvez latino-americana, a publicar pesquisa sobre a relação entre a violência doméstica e os maus-tratos aos animais.

Tenho um carinho enorme pelo resultado desse trabalho, pois foi um dos maiores desafios que já enfrentei. Ser mãe e pesquisadora em meio a pandemia não foi fácil e, tratando-se de uma temática ainda pouco discutida, foi mais desafiador ainda. Portanto, ver a proporção que o debate sobre a Teoria do Elo tem tomado no Brasil e todas as mudanças que aos poucos tem ocorrido só me traz mais a certeza de que valeu a pena.

Como citar este texto: CCS/CAPES. Violência doméstica e maus-tratos a animais estão relacionados. Saense. https://saense.com.br/2022/08/violencia-domestica-e-maus-tratos-a-animais-estao-relacionados/. Publicado em 08 de agosto (2022).

Notícias científicas da CCS/CAPES     Home