CCS/CAPES
01/06/2021
Pesquisa realizada pela bolsista da CAPES, Cristiane Cantiga da Silva, em sua dissertação de mestrado em Endodontia, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Odontológica, da Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba (FOA-Unesp/SP), avaliou a inter-relação entre periodontite apical, doença infecciosa que se desenvolve, na maioria das vezes, a partir de uma lesão de cárie, e a fibrose hepática, doença crônica que acomete o fígado.
Segundo Cristiane, a pesquisa teve como finalidade verificar se a fibrose hepática influencia na resposta imunológica à infecção oral. “Os resultados iniciais mostraram que a fibrose hepática aumenta a inflamação da periodontite apical e, consequentemente, exacerba a destruição do tecido ósseo que envolve a raiz do dente”, explica.
A pesquisadora conta que por se tratar de uma doença sistêmica e afetar todo o corpo humano, a fibrose hepática agrava a periodontite apical, pois aumenta o número de células e citocinas pró-inflamatórias que geram as lesões dentárias.
Outro objetivo seria conscientizar os profissionais da área da saúde sobre a importância de protocolos de atendimento bem aplicados: “É importante sempre solicitar encaminhamento a médicos especialistas, para que sejam avaliadas as condições sistêmicas de cada paciente, e tratar de forma multidisciplinar”. Ela ressalta ainda que um sistema imunológico saudável favorece o reparo da periodontite apical após o tratamento conhecido como “de canal”.
O estudo foi publicado no periódico científico International Endodontic Journal, e também conquistou o 1º lugar na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em 2020, e em 2019 foi premiado com 2º lugar, na mesma reunião.
Como citar este texto: CCS/CAPES. Estudo investiga a relação entre infecções orais e doenças no fígado. Saense. https://saense.com.br/2021/06/estudo-investiga-a-relacao-entre-infeccoes-orais-e-doencas-no-figado/. Publicado em 01 de junho (2021).