Claudio Macedo
18/10/2016
Pesquisadores norte-americanos descobriram que nanopartículas de ferro estimulam o sistema imunológico a atacar tumores cancerosos. Eles constaram que além de diminuir os tumores já existentes no organismo de ratos, as nanopartículas impediram a ocorrência de metástase, isto é, o espalhamento de tumores cancerosos através do corpo [2].
Na pesquisa, eles identificaram que as nanopartículas ativaram os macrófagos (um dos tipos de células brancas do sangue) [3] a atacar os tumores de cânceres mamários e metástases de cânceres do pulmão, do fígado e dos pulmões. Os exames para acompanhamento realizados in vitro determinaram que os macrófagos passaram a lutar contra o câncer depois de receber o ferro.
O ferro é encontrado em todas as células de mamíferos e é necessário para o crescimento e divisão celular. No entanto, os níveis de ferro devem ser rigorosamente controlados, pois ferro pode catalisar a formação de espécies reativas tóxicas de oxigênio (ERTO). Células cancerosas proliferam rapidamente e contêm muitas vezes mais ferro do que as células normais e, talvez por esta razão, são mais sensíveis às ERTO [4].
A pesquisa agora será direcionada para teste em seres humanos. O objetivo imediato é desenvolver uma forma de tratamento que beneficie as pessoas em complemento à quimioterapia existente. A proposta inicial é usar as nanopartículas de ferro para o tratamento de câncer no período de recuperação entre doses de quimioterapia e, após a cirurgia, como combate a células tumorais residuais [2].
Os investigadores usaram em seus ensaios nanopartículas de óxido de ferro através do medicamento ferumoxytol. Este medicamento é um suplemento de ferro disponível comercialmente para o tratamento da anemia. Como o ferumoxytol já é normalmente usado em seres humanos fica mais fácil redirecionar seu uso para essas possíveis novas estratégias de tratamento do câncer.
[1] Crédito da imagem: NIAID (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/niaid/17382316281/.
[2] S Zanganeh et al. Iron oxide nanoparticles inhibit tumour growth by inducing pro-inflammatory macrophage polarization in tumour tissues. Nature Nanotechnology 11, 986 (2016).
[3] Wikipedia. Macrophage. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Macrophage. Acesso: 17 de março (2016).
[4] A Tarangelo and SJ Dixon. Nanomedicine: An iron age for cancer therapy. Nature Nanotechnology 11, 921 (2016).
Como citar este artigo: Claudio Macedo. Nanopartículas de ferro que estimulam o sistema imunológico a combater o câncer. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/10/nanoparticulas-de-ferro-que-estimulam-o-sistema-imunologico-a-combater-o-cancer/. Publicado em 18 de outubro (2016).