Renata Silva-Mann
24/04/2017

Cérebro Balão Homem Chapéu Criança Mulher. [1]
Esquecido, faltou memória para armazenar toda a informação que você gostaria em seu cérebro? E isto tem ocorrido frequentemente com o passar dos anos? A região do cérebro responsável por isto é o hipocampo, servindo para memória espacial, episódica e de aprendizagem. O problema é que esta região é sensível aos efeitos prejudiciais do envelhecimento, em níveis morfológicos e moleculares.

Com o envelhecimento ocorrem mudanças na função neuronal e cognitiva. As sinapses em vários subcampos do hipocampo apresentam comprometimento da potencialização no longo prazo, prejudicando a aprendizagem e a memória.

Existem genes, cuja expressão contribui para a plasticidade sináptica e que caem em nível de expressão no cérebro envelhecido [2]. O que fazer? De que adianta um corpo rejuvenescido com atividade física frequente e boa alimentação para um cérebro que envelhece e perde o seu potencial de memória?

Pesquisadores mostraram que o plasma de cordão umbilical humano revitaliza o hipocampo e melhora a função cognitiva em camundongos idosos. Um fator sanguíneo presente no plasma de rato jovem e hipocampo de rato jovem, aparece no cérebro de ratos idosos, após administração sistêmica e aumenta a plasticidade sináptica e a cognição [3].

Mais um bom motivo para vivermos por mais tempo e com qualidade de vida, sem perder a memória!!!!

[1] Crédito da imagem: FotoEmotions (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/pt/c%C3%A9rebro-bal%C3%A3o-homem-chap%C3%A9u-crian%C3%A7a-1618377/.

[2] L Sanders. Year in Review: Young blood aids old brains. Science News 186, 21 (2014).

[3] JM Castellano et al. Human umbilical cord plasma proteins revitalize hippocampal function in aged mice. Nature 10.1038/nature22067 (2017).

Como citar este artigo: Renata Silva-Mann. Como células jovens podem auxiliar o cérebro idoso. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/04/como-celulas-jovens-podem-auxiliar-o-cerebro-idoso/. Publicado em 24 de abril (2017).

Artigos de Renata Silva-Mann     Home