Marcelo Macedo
26/02/2018

Ilustração de uma pessoa com mal de Parkinson. [1]
A doença de Parkinson se caracteriza pela alteração progressiva dos movimentos e coordenação motora, em virtude da diminuição da produção de um neurotransmissor denominado dopamina. Embora tenha sido descoberta no século passado, ainda não há cura, mas apenas tratamentos para diminuir os efeitos através de medicamentos, terapia ocupacional, fisioterapia e cirurgia no cérebro [2].

Além do tremor, o mal de Parkinson pode provocar o congelamento da caminhada. A pessoa para e não consegue mais andar, a menos que se tenha um referencial que a estimule a seguir em frente. Depois de um amplo estudo com diversos pacientes, um grupo de pesquisadores holandeses e franceses descobriram que com um referencial artificial, o cérebro fica estimulado a sair da situação de congelamento.  Adaptaram no sapato do paciente um laser que projeta no chão uma faixa luminosa a uma certa distância à frente dele, o qual serviu como estímulo a continuar a caminhada [3].

Algo bem mais sofisticado foi encontrado pela pesquisadora Haiyan Zhang, da empresa Microsoft. Para minimizar os efeitos do tremor nas mãos, ela criou uma pulseira que consegue estabilizá-lo ao ponto de uma pessoa conseguir desenhar e/ou escrever, tarefas, até então, impossíveis de serem realizadas sem esse equipamento [4].

Pode-se citar ainda, iniciativas de empresas norte-americana e chinesa que inventaram talheres para oferecer uma maior independência no momento das refeições. O princípio físico de funcionamento se baseia na aplicação de uma vibração contrária no talher àquela que aparece na mão [5].

Assim, enquanto não há cura, a tecnologia ajuda aos portadores do mal de Parkinson a darem passos mais firmes no desempenho de tarefas que antes eram inimagináveis de serem realizadas.

[1] Crédito da imagem: WR Gowers (Public domain). https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Sir_William_Richard_Gowers_Parkinson_Disease_sketch_1886.jpg#mw-jump-to-license.

[2] Dr Erich Fonoff. Especialista em Doença de Parkinson. https://www.erichfonoff.com.br/doenca-de-parkinson/. Acesso em 23 de fevereiro (2018).

[3] MU Feraye et al. The laser-shoe: A News form of continuos  ambulatory cueing for patients with Parkinson’s disease. Parkinsonism Relat Disord 10.1016/j.parkreldis.2016.05.004 (2016).

[4] B Briggs. ‘Meu Deus, está melhor’: Emma pode escrever novamente graças ao protótipo de relógio que dá esperanças a portadores do Mal de Parkinson. Microsoft. https://news.microsoft.com/pt-br/emma-pode-escrever-gracas-ao-prototipo-de-relogio-esperancas-mal-de-parkinson/. Acesso em 23 de fevereiro (2018).

[5] G Tagiaroli. Envelhecer no future. VivaBem. https://vivabem.uol.com.br/especiais/idosos-futuro/index.htm#driblando-os-tremores-do-parkinson. Publicado em 22 dezembro (2017).

Como citar este artigo: Marcelo Macedo. O tremor do mal de Parkinson sob controle. Saense. http://www.saense.com.br/2018/02/o-tremor-do-mal-de-parkinson-sob-controle/. Publicado em 26 de fevereiro (2018).

Artigos de Marcelo Macedo     Home