CCS/CAPES
29/01/2019

[1]
A obesidade é uma das doenças que atrai a atenção em todo o mundo. No Brasil, cerca de 20% da população é obesa e o sobrepeso atinge 54% dos brasileiros. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, publicada em 2018.

O problema crescente incentiva pesquisadores a conhecerem melhor a doença para que seu enfrentamento seja mais efetivo. No Laboratório de Imunologia e Inflamação (LIMI) da Universidade de Brasília (UnB), pesquisadores estudam a relação entre a obesidade e a inflamação das moléculas.

A doutoranda Dalila Ribeiro é bolsista da CAPES pelo programa de biologia molecular da Universidade de Brasília. Ela começou a pesquisar sobre inflamação em 2013, ainda na graduação, em um projeto de iniciação científica. “Esperamos aprofundar o conhecimento nesse campo da obesidade e a partir disso definir melhores alvos para tratar a doença, quais as melhores abordagens, qual tipo de dieta realmente faz diferença. Queremos ver como as várias moléculas inflamatórias estão participando, se cada uma aumenta ou diminui a condição de obesidade”.

O interesse de Dalila pelo tema aumentou desde o início dos estudos. Para os próximos anos, o foco da pesquisadora será obesidade, inflamação e câncer de fígado.
Além das pesquisas sobre inflamação, os pesquisadores do LIMI possuem uma frente específica que estuda o vírus Zika.

[1] Crédito da imagem: Tumisu, Pixabay License.
https://pixabay.com/en/obesity-stop-stop-obesity-3247168/.

Como citar esta notícia: CCS/CAPES. Pesquisa da UnB estuda células inflamatórias para tratar obesidade. Saense. http://www.saense.com.br/2019/01/pesquisa-da-unb-estuda-celulas-inflamatorias-para-tratar-obesidade/. Publicado em 29 de janeiro (2019).

Notícias científicas da CCS/CAPES Home