LNLS
12/09/2018

Segmentação de neurônios individuais. Cada cor representa um único neurônio ou um grupo de neurônios. [1]
A compreensão completa do funcionamento do cérebro, de seu desenvolvimento e eventual degeneração, depende da avaliação do número de neurônios, sua organização espacial e a forma como se conectam uns com os outros. No entanto, esse estudo da arquitetura cerebral no nível de células individuais ainda é um grande desafio na neurociência.

Assim, Matheus de Castro Fonseca, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), e colaboradores utilizaram as instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para obter pela primeira vez imagens tridimensionais em alta resolução de parte do circuito neuronal, observado diretamente no cérebro e com resolução celular.

Os pesquisadores utilizaram a Linha de Luz IMX de Microtomografia de Raios X do LNLS, associada ao protocolo Golgi-Cox de coloração de neurônios com mercúrio, que provou ser uma eficiente ferramenta não-destrutiva para o estudo do sistema nervoso. A combinação permitiu observar os pontos de conectividade e a morfologia detalhada de uma região cerebral, sem a necessidade de corte ou limpeza do tecido.

Esse mapeamento dos neurônios em tecidos saudáveis e doentes deve permitir a busca de soluções para doenças neurodegenerativas e do neurodesenvolvimento. Como exemplo dessa possibilidade, o trabalho apresenta pela primeira vez em 3D a morte neuronal em um modelo animal de epilepsia.

Os pesquisadores trabalham agora para estender a técnica a modelos animais de doença de Parkinson. A intenção é compreender melhor os mecanismos celulares envolvidos no surgimento e na progressão da doença. No futuro, a partir da inauguração da nova fonte brasileira de luz sincrotron, Sirius, os pesquisadores acreditam que será possível a obtenção de imagens no nível subcelular, ou seja, imagens do interior dos neurônios. [2]

[1] Crédito da imagem: MC Fonseca et al. Scientific Reports 10.1038/s41598-018-30501-x (2018).

[2] Fonte: MC Fonseca et al. High-resolution synchrotron-based X-ray microtomography as a tool to unveil the three-dimensional neuronal architecture of the brain. Scientific Reports 10.1038/s41598-018-30501-x (2018).

Como citar esta notícia científica: LNLS. Imagens inéditas de neurônios em cérebros saudáveis e com epilepsia. Saense. http://www.saense.com.br/2018/09/imagens-ineditas-de-neuronios-em-cerebros-saudaveis-e-com-epilepsia/. Publicado em 12 de setembro (2018).

Notícias do LNLS Home